sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

São Silvestre: Especialistas dão dicas para corredores amadores
folha on line

Especialistas dão dicas para atletas amadores da São Silvestre

THIAGO BRAGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Martin Lel e Marilson Gomes do Santos durante entrevista coletiva em hotel em São PauloNo próximo sábado, 31, último dia de 2011, cerca de 25 mil pessoas vão correr pelas ruas de São Paulo. Alguns, como Marílson Gomes do Santos, buscando o tetracampeonato da São Silvestre, mais tradicional prova de rua do país, mas a imensa maioria estará correndo por outros motivos: ter os seus minutos de fama e aparecer na TV, provar para si mesmo que são capazes de terminarem os 15 quilômetros da prova ou simplesmente se divertir.
Para ajudar esses 24.843 atletas amadores, de acordo com a organização, a Folha reuniu quem mais entende de corridas, os corredores profissionais, e listou uma série de dicas para que todos saiam contentes ao fim da corrida.

Ricardo Nogueira - 29.dez.11/Folhapress
Martin Lel e Marilson Gomes do Santos durante entrevista coletiva em hotel em São Paulo
Tricampeão da Maratona de Londres e bicampeão da Maratona de Nova York, o queniano Martin Lel é referência nas provas de rua e um dos grandes favoritos para faturar a 87ª edição da prova paulistana. Ele dá um conselho importante para quem nunca correu uma prova como essa. "O importante é não dar a largada e encarar a prova como se fosse o Usain Bolt [recordista olímpico e mundial nos 100 m rasos]. É importante sair bem, com calma. E, aos poucos, aumentando o seu ritmo e a sua velocidade", disse Lel. Na sua única participação, em 2003, ele ficou em terceiro, e viu Marílson ser o campeão.
Lel mostrou-se preocupado com a chegada da prova, agora no Obelisco do Ibirapuera, após mais de dois quilômetros de descida na avenida Brigadeiro Luis Antônio. 

"É um desafio para mim. A maioria das provas termina na subida, ou então em uma rua plana. Os outros corredores têm que ajustar o seu ritmo para poder terminar bem também", resumiu. O etíope Tariku Bekele seguiu na mesma linha de Lel nas dicas. Mas avançou na questão. 

"A ideia é começar de maneira lenta. Aí, depois da metade da prova, acelerar", afirmou. Bekele fugiu da mesmice ao falar sobre o seu cardápio no dia da prova. Além de muito carboidrato, ele revelou uma preferência peculiar. "Adoro comer cereal de milho no café da manhã", declarou, aos risos, para depois completar. "É muito importante fazer um aquecimento adequado antes da corrida", falou o etíope, que se prepara para as provas Indoor em 2012, sua especialidade. 

Tricampeão da prova, o brasileiro Marílson diz que o importante é não se deixar levar pela euforia da prova. 

"Acima de tudo é preciso respeitar o seu ritmo, sua forma de correr. Não pode se empolgar com a festa, especialmente no início da prova, que é muito mais fácil do que a parte final", aconselhou.
Campeã da São Silvestre em 2011, Maria Zeferina Baldaia prefere exaltar a alimentação no dia da prova. 

"A alimentação é fundamental. No dia, eu como muito carboidrato. Macarrão, arroz, feijão, purê de batata, frango. E evitar gordura a qualquer custo. E tão importante quanto é a hidratação. E essa hidratação é durante toda a semana, porque na hora da prova você não consegue beber água ou isotônico, só é possível molhar a boca e continuar correndo", relembra. 

O professor de educação física e técnico duas vezes campeão da São Silvestre --em 1980 e 1985, ambas vencidas por José João da Silva--, Carlos Ventura, lembra que é importante controlar a ansiedade, se desligar da prova nos dias que a antecedem, pensar em outras coisas. 

"E é importante não usar tênis novos de maneira alguma. Dê preferência aos mais velhos. Se der, passe um pouco de vaselina entre os dedos dos pés, nas axilas. Leve uma bandana ou boné e use protetor solar", finalizou.

Editoria de Arte/Folhapress
Percurso da São Silvestre em 2011
Percurso da São Silvestre em 2011

sábado, 24 de dezembro de 2011

São Silvestre e a descida

Na São Silvestre 2011, é importante ficar atento à descida


Caro amigo corredor, mais um ano se passou. E chegamos novamente naquela época do ano em que muitos estão em fase final de preparação para a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre. Como o leitor já deve saber, os organizadores alteraram o percurso, pois alegam que já não é mais viável realizar o evento na Avenida Paulista. É claro que esta mudança vem provocando muita polêmica. Afinal, muitos defendem que a chegada na Paulista é justamente a marca registrada da prova. Controvérsias à parte, quero destacar um detalhe muito, mas muito importante. Se antes o corredor deveria estar mais bem preparado para encarar subidas, como a da conhecida Rua Brigadeiro Luís Antônio, agora o mais interessante é estar adaptado às descidas.

Participei de uma sessão de treino com um grupo de corredores e ficou clara a necessidade de estar preparado para suportar uma descida forte no final da prova, que é exatamente aquilo que acontecerá no dia 31 de dezembro. Agora, o participante terá um novo desafio: descer a Brigadeiro Luís Antonio nos trechos finais da São Silvestre. Apesar de parecer mais fácil, correr em descidas e com as pernas sob grande fadiga requer uma preparação diferenciada.
Já conversei com diversos profissionais da Educação Física e o discurso é bem consistente: “Temos que treinar subidas, mas principalmente descidas!”. Há uma enorme diferença entre realizar tiros em subidas para depois descer trotando leve e subir devagar e descer rápido. Além da maior exigência na coordenação motora, os impactos e as microlesões (responsáveis por deixar a musculatura dolorida por 2 ou 3 dias) aumentam consideravelmente. Mas há uma luz no fim do túnel.
Um estudo feito por pesquisadores franceses revelou que, de fato, os treinos em descidas provocam maior estrago na musculatura – sete dias depois, porém, o organismo está completamente recuperado e a repetição deste treinamento faz com que o corpo fique mais protegido contra novas agressões.

Portanto, ainda dá tempo de realizar pelo menos uma sessão preparatória para a fase final da São Silvestre e assim estar bem adaptado à “descida da Brigadeiro”!

Renato Dutra do blog  Chegada
Feliz Natal a todos


terça-feira, 20 de dezembro de 2011


Inscrições para Corrida Rural de Tatuí, SP, podem ser feitas até dia 29

O evento esportivo será no dia 31 de dezembro.
Qualquer pessoa pode participar.

Ana Laura Holtz Do G1 Itapetininga e Região
A Corrida Rural de Tatuí é realizada no bairro
rural dos Mirandas (Foto: Divulgação)
Seguem abertas até dia 29 deste mês as inscrições para a 9ª Corrida Rural de Tatuí, interior de São Paulo. O evento será realizado no dia 31 de dezembro, às 16h, no bairro rural dos Mirandas.
Corrida Rural de Tatuí em 2010 (Foto: Divulgação) Para participar, os interessados devem enviar um email dmeesportestatui@ig.com.br ou corrida-rural@hotmail.com ou ainda ligar para (15) 3251-9917 ou (15) 3251-4844. É necessário enviar as seguintes informações: nome completo, RG, data de nascimento, cidade/estado, nome da equipe (se tiver) e categoria escolhida para participar. Não há taxa de inscrição.
São duas categorias participantes. 5km para mulheres, crianças e pessoas com mais de 40 anos e 10 km, com duas voltas no percurso, para homens de 17 a 39 anos.
O percurso passa por trechos de estrada de terra e asfalto no bairro rural dos Mirandas. De acordo com a organizadora, Viviane Pollo Botelho, esse evento surgiu a partir do gosto do pai dela pelos esportes. “A ideia é promover uma confraternização no último dia do ano e incentivar a prática de esportes”.
Ainda segunda Viviane, o número de participantes deve ser recorde. “Em 2010 foram 150 pessoas. Este ano, até esta terça-feira, já temos 100 inscrições”. Podem participar moradores de todas as cidades.
Os cinco primeiros colocados ganharão prêmio em dinheiro e troféu. No total serão distribuidos R$ 4320 entre os primeiros colocados de cada categoria. Os 150 primeiros atletas que retirarem a numeração, a partir das 14h no dia da corrida, ganharão uma camiseta do evento.
 

Para mais informações acesse o site da Corrida Rural.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Prova nos Bancários
Hoje a partir das 8h30 realizou-se no Clube dos Bancários mais uma prova do pedestrianismo itapetiningano, nossa querida e popular corrida de rua. Aconteceram a prova dos 5K e da caminhada, sendo a corrida iniciada dentro do clube e percorrendo as ruas em torno do mesmo. Foi uma manhã de muito sol, mas a hidratação estava bem localizada e com recipiente em local estratégico para ninguém jogar copinhos de água no chão, dentro do espírito ecológico que os tempos atuais solicitam. O trajeto estava bem marcado, ninguém se perdeu pelo meio do caminho, para muitos, como este que escreve, precisa é treinar mais.  
Parabéns ao presidente Francisco Roberto Ziglio incentivando a promoção e também aos patrocinadores, Sabesp e Portal dos Pinheiros, pois muitas camisetas foram sorteadas entre os participantes, além de medalhas. E um show musical com a Banda On da qual faz parte nosso amigo Esdras. Foi muito legal, espero que tenhamos sempre eventos assim.

Os vencedores na classificação geral foram:

Masculino:

1o. Jose Luciano da Paz, 17'45.
2o. Anderson S Campos, 18'27
3o. Lino Oliveira, 18'40

Feminino:

1o. Alberis Maria de Sena, 21'19
2o. Jacqueline Rodrigues, 22'32
3o. Andrea Bonfim da Paz, 23'28

Mais fotos do evento é só clicar aqui 

A classificação geral completa publicaremos oportunamente, assim que a organização nos enviar. 


Parabéns a todos os componentes da equipe que ajudaram na organização da prova neste domingo. Sabemos que a logística e preparação para realizar um evento desses não é fácil, se não houver colaboração de todos não é possível fazer. O trabalho coletivo e o entrosamento das pessoas é essencial. 

Em prova como essa realizada no Bancários é possível só tirar pontos positivos.

A juventude hoje em dia caminha por hábitos não muito sadios, às vezes incentivados, até pelos próprios familiares como no gesto de fumar ou beber bebidas alcoólicas  na frente dos filhos. 


Legal se todos fizessem como o João Florentino, atleta do XV de Novembro, que em quase todas as corridas leva seu filho Kevin para participar das competições, correndo juntos. Assim como o casal de atletas Luciano e Andrea que dão todo apoio para a filha Aline. A corrida de rua proporciona isso, é democrática, é familiar. Por isso a necessidade de se realizar esses eventos com mais freqüência.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Corrida nos Bancários, é neste domingo
Está mais que confimadissima esta segunda edição da Corrida no Clube dos Bancários de Itapetininga, os atletas torcem para que se vá tornando parte do calendário do pedestrianismo de Itapetininga. Haverá uma concorrência com o jogo do Santos, mas os verdadeiros amantes da Corrida de Rua estarão lá.

O Blog fez um gráfico  da Altimetria do terreno e dá para ver que não tem subidas acentuadas, ou seja todos podem participar do evento, sempre tomando os cuidados necessários para correr com toda segurança. 

E também haverá caminhada (com o trajeto alguns posts abaixo) para quem não quer correr, só não participa quem não quer mesmo.

O tempo

Tudo indica que vai fazer um tempo ótimo no domingo, próprio para a pratica do esporte. Vamos torcer para se  confirmar.

O trajeto (animação do Google)

Alguns posts atras o blog já publicou o trajeto da corrida de domingo que será de 5K (uma volta), quem quiser ver o trajeto com a animação do Google Earth é só clicar aqui (não foi possível colocar direto no blog, mas ao acessar o arquivo é só clicar em DOWLOAND  e baixar o mesmo para o computador). 


Para quem não tem o programa do Google vou colocar um vídeo como opção abaixo:





domingo, 11 de dezembro de 2011

Hora do intervalo (ou para hidratar)
Dei muita risada com estes três loucos durante minha infância. Os atores atuais são muito parecidos.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Natal na Coreia do Sul
 Corredores vestidos de Papai Noel vão juntos até a linha de chegada de corrida ao redor do Parque Olímpico, em Seul, na Coreia do Sul, para ajudar os necessitados. Cerca de 1.000 pessoas participaram do evento Jo Yong-Hak/Reuters (UOL imagens)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Corrida nos Bancários - Trajeto da Caminhada (4K)

Cortesia do atleta Salvador (Sabesp) que auxilia na organização

domingo, 4 de dezembro de 2011

Corrida no Clube Venâncio Ayres
Realizou-se na Sede Campestre do Clube Venâncio Ayres corrida (8,5K) e caminhada (4,2 K) no estilo Cross-country. Estava uma manhã propícia para o lazer e esportes.

Muitas pessoas verificaram a pressão arterial e depois foram  participar do evento. É legal os clubes procurarem realizar essas competições, pois há muito tempo a promoção de corridas de rua está estacionada em nossa cidade, infelizmente, pelos benefícios que esse esporte traz a saúde e bem estar das pessoas. 


Dia 18 de Dezembro já teremos mais uma nova prova no Clube dos Bancários e com certeza em Janeiro de 2012 a corrida na Moura. Vamos torcer para essas provas irem se tornando tradicionais na cidade. Itapetininga, pelo porte, poderia ter tranquilamente  01 prova por mês como acontece em muitas cidades.

 Parabéns ao presidente Nelson e toda a equipe que organizou essa promoção, pois além das entregas dos troféus e medalhas o presidente participou ativamente da competição demonstrando um ótimo preparo físico. 


     Na foto as primeiras colocadas da caminhada


Segue abaixo a classificação geral. Os tempos e classificação geral é extra oficial. O blog procurou organizar  com os dados coletados no momento da competição. As cores indicam a categoria por idade.

Fotos do evento clicar aqui

Classificação Masculina


Classificação feminina