terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Deu na Imprensa


Primeira mulher a vencer uma maratona, alemã ainda participa de competições

RODOLFO LUCENA
DE SÃO PAULO

Ela canta, dança, nada, faz longas caminhadas e, às quintas-feiras, cuida da faxina de seu modesto apartamento na cidade de Münster, Alemanha, onde vive há mais de 50 anos. Miúda, bronzeada e com o rosto marcado por rugas, Marthel von dem Berge não deixa a peteca cair.
Foi campeã da primeira maratona do mundo que oficialmente teve a presença de mulheres, realizada em Braunlingen, na região da mítica Floresta Negra, em 1968. Tinha então 40 anos e era a mais velha das 51 competidoras. Hoje, aos 84, a ex-corredora participa de caminhadas competitivas.
Eleonora de Lucena/Folhapress
Marthel von dem Berge, 84, em Braunlingen, Alemanha, após prova de 10 km de caminhada
Marthel von dem Berge, 84, em Braunlingen, Alemanha, após prova de 10 km de caminhada
Há dois meses, completou em 1h32min22 os 10 km de uma caminhada nórdica (caminhada acelerada com auxílio de bastões) em Braunlingen, onde é recebida como celebridade. A cidade registra em um monumento o orgulho de ter sediado a primeira maratona feminina do mundo. O nome de Berge está entalhado no topo da lista.
Foi lá, depois da prova e do almoço festivo que se seguiu à competição, que ela concedeu esta entrevista.
"Ficar sempre em movimento, manter-se ativo" é o segredo, diz ela. O violonista brasileiro Fábio Shiro Monteiro, que mora em uma localidade próxima, gentilmente atuou como intérprete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e participação neste blog de corridas de rua.