domingo, 18 de abril de 2010

Dicas para quem gosta de caminhar ou correr

Há quem pense que para praticar a corrida, umas das atividades físicas mais democráticas, basta calçar tênis, uma roupa confortável e ir para a rua. Entretanto, além de consultar um médico para avaliar as condições físicas do aspirante a atleta, é preciso também ter noções de educação e etiqueta – uma espécie de manual de convivência entre os corredores. Cada vez mais as ruas e parques de São Paulo estão cheios de pessoas correndo, seja de maneira rápida ou lenta. Por isso, saber conviver com o esportista ao lado é fundamental.

Os preparadores físicos Marcos Paulo Reis e Fabio Caravieri Rosa, da MPR Assessoria Esportiva, com anos de experiência no assunto, deram ao G1 algumas dicas e exemplos práticos sobre o assunto. Confira no vídeo.

A primeira regra é básica: entender que a rua, o parque ou a pista de corridas não são exclusivos para um corredor – por isso, é fundamental respeitar o próximo. “A educação é fundamental. As pessoas precisam entender que não existe um ‘código nacional de trânsito de corredores e caminhantes’”, diz Reis. David Cytrynowicz, presidente da Corpore, maior clube de corridas da América Latina, concorda. “É importante um convívio civilizado. A pessoa deve pensar no outro da mesma forma que pensa em si.”

Por isso, quem está mais devagar ou até mesmo caminhando precisa ser respeitado – o corredor mais rápido, também mais acostumado, deve estar atento para desviar de maneira antecipada das outras pessoas, sem esbarrões ou problemas. Em qualquer velocidade, entretanto, há uma recomendação – seguir em linha reta, evitando andar de forma sinuosa.

Apesar de muitos espaços poderem ser usados pelos corredores, em um deles sua presença é proibida – as ciclovias. “A ciclovia é da bicicleta, do mesmo jeito que a pista de rolamento é do caminhante é do corredor. Os dois precisam prestar muita atenção na hora em que eles se cruzam”, explica Reis.

Reportagem completa no link abaixo

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/confira-dicas-de-convivencia-para-correr-nas-ruas-e-parques-de-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e participação neste blog de corridas de rua.