segunda-feira, 30 de agosto de 2010

8 quilômetros com obstáculos

As eleições estão aí e é dever de todo cidadão votar procurando escolher as melhores pessoas e ideias, mas não é muito fácil devido a qualidade dos candidatos. No final da semana passada fiz minha tradicional corridinha na marginal dos cavalos para queimar os excessos de 15 dias quase parado. Não é que toda marginal estava tomada por cavaletes eleitorais de um determinado candidato  (e não posso dizer o nome senão corro o risco de ser processado pela Justiça Eleitoral. Tem essa ainda). Mas era uma quantidade enorme de cavaletes a uma distância de 20 a 30 mts um do outro. Quase inaugurei uma nova modalidade esportiva, 8K com obstáculos. Alguém deve ter reclamado e no outro dia os cavaletes já não estavam mais lá. Ainda bem. Se todo esse dinheiro gasto fosse usado para arrumar a pista que está cheia de buracos perigosos, nós usuários,  ficaríamos agradecidos e a propaganda seria até correta. Existe uma total desconexão do que a população necessita e a mentalidade de nossos políticos, mas tem exceções, o trabalho que nos resta é descobri-los.
 

sábado, 28 de agosto de 2010

Circuito Pé No Chão dia 12 de Setembro

O secretário de Esportes e Lazer  Adilson Ramos  confirmou hoje, durante uma competição de Xadrez,  que está mantida a data da corrida de rua pelo Circuito Pé no Chão para o dia 12 de Setembro de 2010, com largada em frente ao Tiro de Guerra de Itapetininga. Será uma corrida comemorativa e extensiva a semana da Pátria. Ele informou a este blog que haverá pelo menos 200 atiradores participando da competição. Promete ser um evento bem legal. O secretário dará continuidade na promoção das corridas de rua e irá investir cada vez mais na organização das mesmas. Vamos torcer para isso. Os amantes da corrida de rua da cidade agradecem.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Treino com Baixa umidade
Aprenda a dosar os treinos de corrida quando o tempo estiver bem seco
Por Odara Gallo

Além do calor desconcertante, o ar parece queimar as narinas. O suor nem chega a molhar a pele e já é evaporado ou desviado pelo corpo para suprir as reservar de água. A sensação de cansaço chega mais rápido do que deveria e sua resistência parece não ser mais a mesma. Essas são algumas das conseqüências de treinar com o tempo excessivamente seco. Em algumas cidades como São Paulo e Brasília, os corredores sofrem muito com essas condições climáticas e uma adaptação na rotina de treinos é necessária.

Rodrigo Albuquerque, professor de Educação Física pós-graduado em Treinamento Desportivo pala Universidade de Brasília e sócio-proprietário da Ápice Treinamento Multiesportivo, de Brasília, separou algumas dicas para o corredor fugir dos malefícios do tempo seco.

Local e horário certo
Transferir o treino para um horário mais cedo pode ser uma boa alternativa para aproveitar a umidade da noite e não sofrer com o calor. Segundo o treinador, o período entre 5h e 7h é o ideal para se exercitar com esse tipo de clima.

Para aquele corredor que não consegue acordar mais cedo para treinar na rua, correr na esteira é uma opção prática e segura para a atividade física. Isso porque o atleta terá a hidratação muito mais facilitada do que em um local aberto, ou seja, não terá dificuldade para carregar a garrafa de água ou isotônico, e ficará mais protegido do sol e do calor. “A pista também é uma ótima opção para essa época do ano, pois a hidratação e o acompanhamento do treinador ficam mais próximos. Além dos parques e bosques, que oferecem sombra”, disse Rodrigo Albuquerque.

O que vestir
A escolha de o que vestir também faz diferença quando se treina com o tempo muito seco. O suor, além de eliminar água e sais minerais, tem a função de regular a temperatura corporal. Afinal, não existe nada mais refrescante do que tomar um ventinho com a pele molhada para refrescar. Com o tempo seco, o corpo tende a absorver todo tipo de líquido para se hidratar e a sudorese fica comprometida. Por isso, escolha roupas ainda mais leves para facilitar a regulagem da temperatura do corporal.

O que beber
Como a hidratação deve ser redobrada com o clima desfavorável, vale utilizar acessórios para facilitar na hora de beber água e isotônico no meio do percurso do treino. “As mochilas de hidratação vêm sendo muito utilizadas pelos corredores. Elas são anatômicas, não atrapalham na corrida e conservam a temperatura do líquido”, indicou o técnico.

Mudança na planilha
É claro que qualquer mudança no treinamento deve ser analisada e discutida com o seu treinador, mas vale considerar diminuir o volume e aumentar a intensidade. “Quando podemos optar por modificar as variáveis do treino, costumamos reduzir em 20% o volume semanal e dar maior prioridade aos treinos curtos de intensidade maior”, explicou o treinador. “Podemos ainda cuidar melhor da parte técnica e dar ênfase aos exercícios educativos, de flexibilidade e os funcionais”, completou.

Respire bem
Os atletas que têm problemas respiratórios devem ter um cuidado ainda maior com os treinos nessa época do ano. Algumas atitudes durante o dia podem fazer a diferença na hora da corrida:

- Evite locais com ar-condicionado. Esses aparelhos deixam o ar ainda mais seco e podem dificultar a respiração;

- Umedeça as narinas com soro fisiológico durante o dia. Hidratar os tecidos do nariz ajuda a evitar o desconforto causado pelo tempo seco;

- Nos treinos, procure realizar uma respiração correta, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Isso porque a baixa umidade deixa o ar ainda mais poluído e, como o nariz é um filtro natural do ar que entra no corpo, respirar pela boca faz com que o atleta leve mais sujeira para dentro.

sábado, 21 de agosto de 2010

Corrida em grupo-fotogetty

Correr em grupo: sete motivos para começar já

Treinar com outras pessoas pode ser mais eficiente e divertido

Por Fernando Menezes

Não é novidade que a corrida é um eficiente meio de deixar o corpo saudável. Além de favorecer a queima de gorduras, uma corrida leve que dure 40 minutos protege as articulações de lesões, tonifica músculos e deixa o coração mais forte. Os benefícios da corrida ainda podem ser multiplicados se ela for praticada em grupo.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford , no Reino Unido, doses maiores de endorfina, o hormônio que dá a sensação de bem-estar, são liberadas pelo nosso corpo quando malhamos ou corremos em conjunto com outras pessoas. "Quando fazemos atividades em grupo, temos um sentimento de carinho, cuidado, afeto e amizade. Esses sentimentos criam uma relação de proteção, capaz de fazer a pessoa relaxar e curtir o momento mais do que se ela fizesse isso sozinha", explica a psicóloga clínica Rita Romaro. 
Além disso, a atividade é especialmente divertida quando é praticada em grupo porque, ao contrário da maioria dos esportes, ela não tem número máximo de participantes e é feita ao ar livre. "Para fazer parte de um grupo de corrida, só é preciso ter vontade de correr", diz o preparador físico Edson Ramalho, mestrando em ortopedia na Universidade de Campinas.
Correndo em grupo-fotogetty
Confira abaixo, alguns benefícios que a corrida com uma turma pode fazer por você. 
1. É mais fácil começar
Muitas pessoas querem ter hábitos mais saudáveis só que não conseguem sair de uma rotina sedentária sozinhas. Por isso, o incentivo de alguém é importante na hora de irem para a pista. "Isso é algo muito comum nos grupos de corrida que acompanho. A maioria dos integrantes começou com uma experiência incentivada por amigos", diz Edson. Normalmente, as pessoas são convidadas para correr um dia e acabam se divertindo tanto com os integrantes do grupo que têm vontade de voltar no dia seguinte para estreitar relações. 
"A maioria dos corredores começou com uma experiência incentivada por amigos"
2.Fica difícil desistir
Fazer parte de um grupo protege o corredor de ficar desanimado. "Os elogios que normalmente são ditos durante uma atividade em grupo servem de estímulo para continuar e melhoram a autoestima", explica Rita Romaro. Por isso, quando um corredor está infeliz com os resultados do treino, os outros integrantes o ajudam a não desistir e a continuar tentando a alcançar o seu objetivo.

Além da força que os amigos dão, o empenho e os resultados dos outros corredores servem de exemplo para aqueles que estão desmotivados. "É normal que o desempenho de uma pessoa se sobressaia. O restante do grupo, quando vê o que essa pessoa consegue fazer, fica incentivado a alcançar os mesmos resultados que ela", diz Edson  
3.Leva bronca se faltar
O treino se torna mais eficiente quando os corredores estão comprometidos a atingir as metas estipuladas pelo preparador físico. Uma das características mais fortes de um grupo de corrida é que as pessoas levam os treinos mais a sério do que aquelas que correm sozinhas. Quando marcam um dia da semana para correr, raramente elas faltam, ou a bronca vem em coro. "As pessoas ficam tão disciplinadas como atletas de alto nível, e deixam de dar desculpas para faltar aos treinos", afirma o preparador físico. 
4.A vitória fica mais divertida
Conseguir alcançar uma meta estipulada traz um sentimento de superação. Esse efeito é ainda maior quando um bom resultado é alcançado em grupo. "As pessoas olham para traz e percebem todo o esforço que fizeram juntos para conseguir alcançar o objetivo. Além disso, quando a meta é batida, sempre há uma comemoração, uma festa, o que não acontece quando você treina sozinho", diz Edson Ramalho. 
5.Pode unir a família
A corrida em grupo pode ser um meio de estreitar as relações familiares. "Hoje em dia é muito comum que pais e filhos não tenham muito tempo para ficar juntos, e é difícil encontrar uma atividade que possa ser feita por todas as idades e agradar todos os gostos. Por isso, muitas famílias formam pequenos grupos de corrida para fazer uma atividade conjunta", conta o preparador físico. 
6.Aumenta o círculo social
Mesmo que você não tenha conhecidos que gostem de correr, fazer parte de um grupo de corrida pode melhorar o seu convívio social. "Apesar de a corrida ser um esporte que precisa de disciplina, ela é muito acessível e não precisa de muito tempo nem dinheiro para ser praticada. Por isso, é fácil ver pessoas que se conhecem em um grupo de corrida se tornarem amigas, mesmo só tendo em comum o gosto por esse esporte", diz Edson. 

7.Melhora o desempenho profissional
As relações criadas em ambientes profissionais normalmente são mais superficiais devido às conversas desse círculo ficarem restritas a problemas de trabalho. "As pessoas que conhecemos no trabalho parecem outras quando as vemos fazendo atividades mais leves e divertidas", diz a psicóloga Rita Romaro.

De acordo com Edson Ramalho, cada vez mais as empresas estimulam os funcionários a correr em grupo. Esta medida simples melhora a comunicação no escritório, aumenta a intimidade e faz com que cada um dos profissionais tenha um melhor rendimento no trabalho, já que os seus funcionários ficam saudáveis e com mais disposição. 

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Circuito Pé No Chão de Corrida de rua Itapetininga

Circuito Pé No Chão - Paço Municipal A Corrida de rua que seria neste domingo foi cancelada. De Acordo com informações da Secretaria de Esportes,  Sorocaba marcou a Final Regional do Pró atletismo para este final de semana no Sesi-Itapetininga, ficando inviável para a Secretaria local realizar as duas competições.

A próxima etapa do Circuito Pé no chão de corrida de rua seria no dia 12 de setembro. Vamos aguardar confirmação do local e data pela Secretaria Municipal de Esportes.


 

terça-feira, 17 de agosto de 2010

1a Etapa Circuíto Meio fundo
Cerquilho





























Ficha de incrição:
Colaboração : Atleta Eronides dos Santos

sábado, 14 de agosto de 2010

7º Circuito Estadual de Atletismo No Sesi Itapetininga

O dia estava muito frio pela manhã, aproximadamente uns 13º , mas não foi motivo de desânimo para os atletas, treinadores e pais que compareceram ao Sesi neste sábado. 

O blog publica abaixo alguns resultados que foi possível pegar durante as competições:



Salto em distância Pré mirim (masculino)

1ºcolocado: Patrick Andrew  - CASI - 4,44 mts 

2ºcolocado: Rafael de Lara Pereira - CURUMIM - 4,01 mts


Salto em altura mirim (masculino)

1ºcolocado: José Roberto Miranda Jr  - Secretaria Esportes Itapetininga - 1,55 mts

2ºcolocado: José Rodrigues S Jr. - CURUMIM - 1,45 mts

3ºcolocado: José Vitor de Lima  - Secretaria Esportes Itapetininga - 1,45 mts

800 m rasos mirim (feminino)

1ºcolocada: Camila O França - Secretaria Esportes Itapetininga - 2,51,26

2ºcolocada: Priscila Santos  - CERQUILHO- 3,36,42

1000 m rasos mirim (feminino)

1ºcolocada: Aline Mendes Santos - Secretaria Esportes Itapetininga - 3,27,67

2ºcolocada: Ana Dias Passidônio - CURUMIM - 4,08,94

3ºcolocada: Ana Dias Passidônio -Secretaria Esportes Itapetininga

- 4,08,94

 600 m rasos pré-mirim (masculino)

1ºcolocado: Eduardo Henrique Ribeiro -CURUMIM - 1,49,00

2ºcolocado: Guilherme M P Campos - Nebam - 1,59,29

3ºcolocado: Paulo V Nunes -Nebam - 2,00,54

Logo que os demais resultados forem divulgados publicaremos aqui. 

Fotos do Evento

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

!URGENTE: Corrida em Tatuí foi CANCELADA.


Em respeito aos leitores deste blog os quais estavam  se preparando para a corrida de Tatuí neste domingo , dia 15, informamos que a prova foi cancelada. A fonte é o nosso amigo, atleta e colaborador deste blog Luciano o qual também estaria na competição. Segue abaixo sua informação:

"Boa tarde José Luiz,
 
Eu recebi uma informação de que a Corrida de Tatuí que aconteceria domingo dia 15/08 foi cancelada, entrei em contato com Amorim, presidente da AASP que seria responsável pela organização da corrida, o mesmo confirmou o cancelamento, segundo informações dele, a Secretaria de Esportes de Tatui ligou para ele informando a decisão de não efetuar a corrida mas não nos deram maiores informações sobre o motivo do  cancelamento, alegaram falta de verba. No site da AASP tem uma pequena nota sobre o procedimento para se devolver o dinheiro de quem já havia pago a inscrição, é uma pena pois já estava preparado para essa corrida e essa informação do cancelamento veio muito em cima da hora. 
 
Um abraço"
 
Luciano

quinta-feira, 12 de agosto de 2010



7º Circuito Estadual de Atletismo acontece neste sábado

Neste sábado (dia 14), será realizado a 7º Circuito Estadual  de Atletismo Pré-Mirim, Mirim e Menor em Itapetininga.
As provas acontecem às 09:30 horas, no SESI, localizado a Avenida Padre Antonio Brunetti, 1360, Vila Rio Branco
 
 
O circuito será dividido em:

75m rasos         Mirim        Masculino
75m rasos         Mirim Feminino
800m rasos         Menor Feminino
800m rasos         Menor Masculino
1.000m rasos         Mirim Masculino
1.000m rasos         Mirim Feminino
600m rasos         Pré         Masculino
600m rasos         Pré         Feminino
150m rasos         Pré    Masculino
150m rasos         Pré           Feminino
3.000m marcha atletica Mirim Feminino
3.000m marcha atletica Mirim Masculino
Salto em Distância         Pré         Masculino
Salto em Altura Mirim Masculino
Salto em Distancia         Pre         Feminino
Salto em Altura Mirim Feminino
Salto em Distancia         Menor Feminino
Arremesso do Peso         Mirim Feminino
Salto em Distancia         Menor Masculino
Arremesso do Peso         Mirim Masculino

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 15 3271-7171
 

 


Fonte: Site da Prefeitura Municipal
Corrida Vertical, em São Paulo
  Sinceramente não sabia que existia a tal Corrida Vertical, pois mal consigo correr direito na horizontal, mas deve ser uma promoção interessante. Não é como na corrida normal de rua, com aquela multidão saindo a toda.


O tempo é cronometrado, os atletas de elite saem de 01 em 01 e depois os amadores em grupo a cada 30 segundos. É pelo menos diferente correr as escadarias acima de um grande prédio. 


Vamos ver se algum atleta da região participa e nos envia email dizendo como foi a prova. O site oficial  www.corridavertical.com.br está prometendo transmitir a prova pela internet, vamos esperar para ver se é legal mesmo.

Vídeo do evento
 

vídeo sobre o assunto enviado pelo Luciano.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Diário de Corridas, atleta Luciano 
Corrida da Saúde - Sorocaba dia 08


Domingo dia 08/08, estivemos em Sorocaba participando da Corrida da Saúde, onde teve uma prova de 10 Km e outra de 5 Km, a Corrida de 10 Km teve a participação de 349 pessoas, inclusive a presença de quenianos que venceram a prova tanto no masculino como no feminino e no 5Km teve a participação de 194 pessoas, infelizmente por um problema de saúde minha esposa, a atleta Andrea,  não pode participar.
Quanto a organização a prova foi impecável, com ótimo abastecimento de água, embora devido ao clima frio eu nem cheguei a me hidratar durante a corrida, um kit de excelente qualidade, só não foi melhor por não ter premiação nas categorias, isso acaba desestimulando atletas amadores competitivos de participarem, de qualquer forma foi ótimo ter participado. Abaixo os participantes de Itapetininga e suas respectivas classificações.



10 Km

Willian de Lima – 13º Geral    

José Luciano da Paz – 20º Geral

Luiz Cláudio Marques de Souza – 143º Geral

Luiz Edmundo de Camargo – 145º Geral

Salvador Júnior – 148º Geral

Paulo Cipriano – 214º Geral

Feminino
Regina Sacchi – 49ª Geral


5 Km

José Boaventura de Oliveira – 44º Geral


Atletas da cidade: José Boaventura


No domingo anterior dia 01/08 o nosso amigo José Boaventura ainda participou de outra corrida de 6 Km em Sorocaba, a Corrida do Bairro Aparecidinha, infelizmente não foi possível saber sua classificação, já que não divulgaram o resultado geral.


Nas fotos, lances de uma pessoa que ama a arte de correr:
1) Em pleno sol, acelerando para chegar.
2) Curtindo a merecida medalha.
3) A ansiedade contida da largada.
4) O apoio da família, pai e filha
juntos.



quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Corrida em Itaí

Itaí fica a 125 Km de Itapetininga, conhecida como Cidade das Águas, e promoverá uma competição no dia 29 de Agosto. No site não tinha muitos detalhes da corrida, mas o internauta Fausto de Carvalho deixou um recado no blog:


"Queria convidá-los a participarem da 1ª Corrida Rotary Itaí, no próximo dia 29 de agosto de 2010, as 9 horas. Corrida de 5 km e caminhada de 2,5 km. Inscrições a 15 reais, no site do Rotary Clube de Itaí, a partir do dia 26/07. Renda revertida a entidades filantropicas da cidade. Participantes receberão camiseta e kit participação; premiação para os primeiros colocados."

Abraços
Fausto Carvalho
Comissão organizadora

1ª CORRIDA E CAMINHADA “ DR JOSÉ ROBERTO MELO DUARTE”


CONVITE

1ª CORRIDA E CAMINHADA “ DR JOSÉ ROBERTO MELO DUARTE”

Gostaríamos de convidar todos os clubes e companheiros do nosso Distrito 4620 para este grande evento de caráter beneficente que se realizará às 9 horas, do dia 29 de Agosto de 2010, mês de aniversário do município de Itaí.

Tendo como objetivo estimular a atividade física e promoção da saúde, o valor arrecadado com as inscrições será doado a entidades assistenciais importantes de nossa cidade, como Santa Casa de Itaí, Lar São Judas Tadeu e Lar da Divina Providência.

O evento será também uma ótima oportunidade de companheirismo e envolvimento de toda família rotária. Haverá premiações para as caravanas dos Rotary Clubes mais distante e mais numerosa.

Contamos com a adesão dos companheiros para iniciarmos no nosso Distrito 4620 essa prática que já acontece em outros distritos. É mais uma ação do Rotary em prol da vida saudável, do engajamento em causas sociais e integração com a comunidade.

Entrem em contato....

Tragam suas famílias!

Organizem suas caravanas!

Saúdações Rotárias!

Rotary Club de Itaí