sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Circuito Energia em Itapetininga já aceita inscrições


 Ginásio Municipal de Esportes - Itapetininga
Dia 30 de Setembro de 2012    às 8:30 hs


O Circuito Energia Correr e Caminha para Viver Bem é patrocinado pela CPFL Energia e tem sua realização e organização promovidas pela Rede Acesso. Tem como objetivo incentivar hábitos e atitudes visando à promoção de estilos saudáveis para toda a família.

A prova em Itapetininga será realizada no domingo, dia 30 de setembro, com as modalidades: corrida, com percursos de 10 km e 5 km, e caminhada, cujo percurso é de 5 km. A largada está marcada para as 8h30, no Ginásio Municipal de Esportes “Ayrton Senna da Silva”, que fica na Av. José de Moraes Terra, s/n.

Etapa Itapetininga:
Data da prova: 30 de setembro

Garanta sua inscrição:www.circuitoenergia.com.br

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sedentarismo mata tanto quanto cigarro, diz estudo

De acordo com pesquisa, cerca de uma em cada 10 mortes no mundo são causadas pela falta de atividade física

REDAÇÃO ÉPOCA
Share
|
|
Televisão (Foto: SXC)
O sedentarismo pode ser tão mortal quando o tabagismo, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira (18) no periódico The Lancet. Pesquisadores americanos e finlandeses concluíram que cerca de uma em cada 10 mortes no mundo são causadas pela falta de atividade física. Em 2008 – o ano analisado pela pesquisa –, cerca de 5,3 milhões de pessoas morreram em casos relacionados ao sedentarismo.
A equipe, coordenada por I-Min Lee, professor de epidemiologia da Universidade de Harvard, nos EUA, considerou sedentarismo a prática de menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana. Eles analisaram, então, dados oficiais de 2008 para chegar a uma estimativa de quantas mortes por doenças cardíacas, por diabetes tipo 2 e por câncer de cólon e de mama poderiam ser evitadas se sedentários fossem fisicamente ativos.
Os cientistas chegaram à conclusão de que o sedentarismo é responsável por 10% dos casos de câncer de mama e de cólon, 7% de diabetes tipo 2 e 6% dos casos de doença cardíaca coronariana. A soma mostra que até 5,3 milhões de mortes – entre as 57 milhões registradas em 2008 – estão ligadas à inatividade física. O cigarro, por sua vez, é responsável por cerca de 5 milhões de óbitos todos os anos no mundo.
De acordo com a pesquisa, a expectativa de vida da população mundial aumentaria em 0,7 anos caso o sedentarismo fosse completamente eliminado – a taxa é comparável à estabelecida para o fim do tabagismo e da obesidade. Como a eliminação completa da inatividade é praticamente impossível, eles estimaram que, se o sedentarismo caísse 10%, 533 mil mortes poderiam ser evitadas. Se caísse 25%, seriam evitados 1,3 milhão de óbitos.

domingo, 19 de agosto de 2012

Corrida no Tupi


Hoje, pela manhã, aconteceu no Distrito do Tupi a 7ª Etapa do Circuito “Pé no Chão” de corrida de rua. Estiveram presentes 44 atletas, além é claro, das dezenas de crianças que participaram das provas infantis. Poderia ser o dobro de pessoas caso a divulgação fosse maior. O blog mesmo teve certeza de que haveria a prova alguns dias atrás através de atletas como o Luciano e dirigentes do XV de Novembro.
Luciano
Willian
Outro aspecto é a questão do trajeto, pois foi informado que seriam 8K e verificou-se na verdade como sendo 5,5 K comprovado pelo atleta Fábio. Como o próprio atleta observou: “ é algo simples, é só pegar o carro e fazer a medição.”  Em todo caso valeu, estava muito bom. O que vale é praticar o esporte favorito da gente. Reencontrar os amigos, e perceber quanto é bom viver com alegria e saúde.O Luciano foi mais uma vez  o vencedor da prova, seguido bem de perto pelo atleta Willian. No feminino mais uma disputa apertada entre as atletas Alberes (1o. lugar) e Andrea, 2a. colocada.

Fico feliz pela realização das provas do “Pé no Chão”, mas a Secretaria precisa dar sempre mais atenção a esse esporte que vem se tornando tão popular no Brasil. (Veja neste LINK a reportagem do Jornal Nacional sobre Corrida de Rua, vale a pena.)
Em breve o futebol vai perder sua hegemonia, principalmente se a seleção continuar a jogar tão mal.


Abaixo segue o  link para fotos (meus sobrinhos “fotógrafos” tem uma certa dificuldade em saber quando o atleta está de frente ou de costas. Mas o amigo Fábio, equipe Rock Runners, colaborou cedendo ótimas imagens)   e classificação geral com os tempos dos atletas.

Fotos Aqui






















Fonte e organização: Secretaria Municipal de Esportes de Itapetininga

Passeio ciclístico 07 de Setembro


sábado, 18 de agosto de 2012

Corrida no Tupi amanhã

Cartaz colaboração do atleta Fabio (Equipe Rock Runners)
Está realmente confirmada a corrida "Pé no Chão" no distrito do Tupi amanhã. O blog pede desculpas pela falta de informação, mas parece que neste período eleitoral a Secretaria de Esportes tem restrições em ficar divulgando tais eventos com medo de punição pelo período eleitoral. Acho um absurdo isso. A eleição é para melhorar o bem público, e esporte e saúde é um SAGRADO BEM PÚBLICO, alguma coisa não fecha aí. Tentei obter mais detalhes, mas não consegui.

E este blog é independente, quando tem que criticar faremos isso e não teremos vergonha de elogiar quando alguma coisa boa for feita, como tem sido as etapas desse simpático projeto que é o "Pé no Chão".

Graças ao Sr. Fico e seu filho Djalma da equipe XV de Novembro de Itapetininga o blog conseguiu saber que serão 8K e saíra uma Van para levar alguns atletas que quiserem ir até o Tupi. A Van saíra as 7:30 da manhã do Ginásio Ayrton Senna


Boa prova a todos.


em tempo: mensagem no site oficial da Prefeitura Municipal de Itapetininga
 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

We Run chega ao Brasil

a_we run
SERÃO MAIS de 390 mil corredores, espalhados por 34 cidades e 32 países – numa só corrida. Separados fisicamente, mas unidos virtualmente.  Em sua quarta edição, a We Run começa dia 1º de setembro em Praga (República Checa) e termina 15 de dezembro, com corridas no Rio de Janeiro, Lima (Peru)  e Santiago (Chile). O circuito tem como objetivo estimular, apoiar e conectar os corredores de todo o mundo, utilizando da tecnologia Nike+, que agora tem nova versão traduzida para o português.
É a primeira vez que uma etapa do We Run acontecerá em terras brasileiras. Por onde o circuito passar, os corredores vão experimentar uma nova possibilidade de corrida de rua, por meio de um sistema totalmente integrado, criado pela marca esportiva, que envolve o corredor a partir do momento em que se registrar até o dia da prova. “A We Run oferece uma oportunidade sem precedentes para os corredores, em várias cidades do mundo, poderem se conectar uns aos outros através de uma poderosa experiência compartilhada”, diz Arturo Nunez, diretor de Marketing para Mercados Emergentes da Nike. “Servindo as demandas exclusivas de jovens corredores – você vai encontrar as experiências de ser mais divertido, digital, cultural e social. Correr é sempre o foco, mas o que o rodeia é uma experiência verdadeiramente única que inspira e envolve o corredor de modo autêntico e diferenciado”. Para Steve Tsoi, diretor de Marketing da Nike Europa Central e Oriental, “a combinação do Nike +  com a We Run permite que os corredores de todos os níveis possam turbinar suas habilidades e experiências;  e consigam atingir suas metas pessoais”.
Além dos serviços e produtos Nike+,  muitas cidades da We Run vão oferecer outras possibilidades para os corredores melhorarem digitalmente suas experiências. Em algumas delas, os corredores serão capazes de usar uma ativação de pesquisa especial do Google que lhes permitirá ver a imagem do momento em que cruzar a linha de chegada. Em outras, os corredores podem alimentar suas mídias sociais, por meio de uma ferramenta que permite enviar mensagens e imagens para o Facebook mostrando a corrida. Na expo da retirada dos kits, por exemplo, cabines de fotos instantâneas com compartilhamento permitirão aos participantes postar suas imagens nas comunidades virtuais.
As distâncias das corridas podem variar entre 5 km a 21km, de acordo com a cidade. No dia da corrida haverá estande da marca com ofertas especiais e auxilio de especialistas, explicando as diferenças, vantagens e benefícios dos produtos, entre eles o novo LunarGlide+ 4 e todas as facilidades do sistema Nike+. Encerrando a prova, para celebrar a experiência estão sendo programados shows e eventos, com os melhores DJs e artistas locais.
A edição brasileira da We Run acontece no dia 15 de dezembro, no Rio de Janeiro. As inscrições serão abertas em breve (informações ainda não divulgadas pela Nike). Ao contrário de SP-Rio 600K, na We Run podem se inscrever corredores de qualquer faixa etária, cidade, equipe de treinamento, não existe nenhuma restrição de participação nesse sentido. Apenas a utilização do sistema Nike+ para compartilhar a experiência da corrida virtualmente. Por isso, espera-se que a prova bate recordes de inscritos.
Outras provas do circuito We Run
01 set  – Praga (República Checa)
09 set – Budapeste 21km (Hungria)
15 set –Moscou 10k (Rússia)
16  set – Belgrado (Sérvia)
16 set –Bucareste (Romênia)
17  set – Liubliana 10k (Eslovênia)
29 set – Zagreb (Croácia)
30 set  – Beirute 5k (Líbano)
07 out – Biegnij Warszawo (Polônia)
07 out – Istanbul 5k (Turquia)
07 out – Singapura
07 out –  Johannesburg (África do Sul)
07 out – Athenas 10k (Grécia)
12 out – Algiers (Algeria)
13 out – Kuala Lumpur (Malásia)
14 out – Quito (Peru)
21 out – Seul (Coréia do Sul)
27 out – Asuncion (Paraguay)
28 out –Bratislava (Eslováquia)
28 out – Bogotá (Colômbia)
30 out – Tel Aviv (Israel)
10 nov – Montevideo (Uruguay)
11 nov – Caracas (Venezuela)
11 nov – Monterrey (México)
25 nov – Cidade do Mexico (México)
02  dez –Guadalajara (México)
02 dez –  Manila (Filipinas)
23 dez – Dubai (Emirados Árabes)
08 dez – Buenos Aires (Argentina)
15 dez – Santiago (Chile)
15 dez – Lima (Peru)
15 dez – Rio de Janeiro
É a primeira vez que uma etapa do We Run acontecerá em terras brasileiras. Por onde o circuito passar, os corredores vão experimentar uma nova possibilidade de corrida de rua, por meio de um sistema totalmente integrado, criado pela marca esportiva, que envolve o corredor a partir do momento em que se registrar até o dia da prova. “A We Run oferece uma oportunidade sem precedentes para os corredores, em várias cidades do mundo, poderem se conectar uns aos outros através de uma poderosa experiência compartilhada”, diz Arturo Nunez, diretor de Marketing para Mercados Emergentes da Nike. “Servindo as demandas exclusivas de jovens corredores – você vai encontrar as experiências de ser mais divertido, digital, cultural e social. Correr é sempre o foco, mas o que o rodeia é uma experiência verdadeiramente única que inspira e envolve o corredor de modo autêntico e diferenciado”. Para Steve Tsoi, diretor de Marketing da Nike Europa Central e Oriental, “a combinação do Nike + com a We Run permite que os corredores de todos os níveis possam turbinar suas habilidades e experiências; e consigam atingir suas metas pessoais”.
Além dos serviços e produtos Nike+, muitas cidades da We Run vão oferecer outras possibilidades para os corredores melhorarem digitalmente suas experiências. Em algumas delas, os corredores serão capazes de usar uma ativação de pesquisa especial do Google que lhes permitirá ver a imagem do momento em que cruzar a linha de chegada. Em outras, os corredores podem alimentar suas mídias sociais, por meio de uma ferramenta que permite enviar mensagens e imagens para o Facebook mostrando a corrida. Na expo da retirada dos kits, por exemplo, cabines de fotos instantâneas com compartilhamento permitirão aos participantes postar suas imagens nas comunidades virtuais.
As distâncias das corridas podem variar entre 5 km a 21km, de acordo com a cidade. No dia da corrida haverá estande da marca com ofertas especiais e auxilio de especialistas, explicando as diferenças, vantagens e benefícios dos produtos, entre eles o novo LunarGlide+ 4 e todas as facilidades do sistema Nike+. Encerrando a prova, para celebrar a experiência estão sendo programados shows e eventos, com os melhores DJs e artistas locais.
A edição brasileira da We Run acontece no dia 15 de dezembro, no Rio de Janeiro. As inscrições serão abertas em breve (informações ainda não divulgadas pela Nike). Ao contrário de SP-Rio 600K, na We Run podem se inscrever corredores de qualquer faixa etária, cidade, equipe de treinamento, não existe nenhuma restrição de participação nesse sentido. Apenas a utilização do sistema Nike+ para compartilhar a experiência da corrida virtualmente. Por isso, espera-se que a prova bate recordes de inscritos.

Outras provas do circuito We Run

01 set – Praga (República Checa)
09 set – Budapeste 21km (Hungria)
15 set –Moscou 10k (Rússia)
16 set – Belgrado (Sérvia)
16 set –Bucareste (Romênia)
17 set – Liubliana 10k (Eslovênia)
29 set – Zagreb (Croácia)
30 set – Beirute 5k (Líbano)
07 out – Biegnij Warszawo (Polônia)
07 out – Istanbul 5k (Turquia)
07 out – Singapura
07 out – Johannesburg (África do Sul)
07 out – Athenas 10k (Grécia)
12 out – Algiers (Algeria)
13 out – Kuala Lumpur (Malásia)
14 out – Quito (Peru)
21 out – Seul (Coréia do Sul)
27 out – Asuncion (Paraguay)
28 out –Bratislava (Eslováquia)
28 out – Bogotá (Colômbia)
30 out – Tel Aviv (Israel)
10 nov – Montevideo (Uruguay)
11 nov – Caracas (Venezuela)
11 nov – Monterrey (México)
25 nov – Cidade do Mexico (México)
02 dez – Guadalajara (México)
02 dez – Manila (Filipinas)
23 dez – Dubai (Emirados Árabes)
08 dez – Buenos Aires (Argentina)
15 dez – Santiago (Chile)
15 dez – Lima (Peru)
15 dez – Rio de Janeiro
Fonte: Jornal Corrida

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

1a Corrida Legal OAB-Sorocaba, por Luciano da Paz

 


Neste domingo estivemos em Sorocaba participando  da 1ª Corrida Legal OAB, uma corrida de 6 Km em conjunto com uma caminhada de 3 Km em percurso pelas imediações do Paço Municipal de Sorocaba.

Embora no domingo tenha amanhecido ensolarado, o clima fresco e a largada às 08:30 h, contribuíram para que os participantes fizessem uma boa prova apesar de algumas subidas cruéis pelo caminho (ainda estou traumatizado pela Meia Maratona de Sarapuí).  

Bom, eu gostei da corrida, do meu ponto de vista esteve perfeita, principalmente porque pude presenciar minha esposa companheira de corridas vencer a prova feminina, embora nosso objetivo não seja de caráter competitivo, é muito bom quando temos resultados positivos, nos dá motivação para continuar treinando e não deixar a preguiça tomar conta, principalmente nos dias frios quando precisamos acordar cedo para participar das corridas.

Completaram a prova 63 mulheres e 198 homens, Itapetininga esteve presente com 4 atletas, são eles e suas classificações.

Andréa Soares Bomfim da Paz- 1ª colocada geral feminino
José Luciano da Paz- 3º colocado geral masculino
Regina Sacchi – 32ª colocada geral feminino
João Barros Ávila- 117º colocado geral masculino

Não podia deixar de destacar a participação de nossos amigos da Academia do Potó de São Miguel Arcanjo que também estiveram presentes com um bom número de participantes, parabéns a eles.
Academia Potó - São MiguelArcanjo


 Para ver os resultados oficiais clicar no link

sábado, 4 de agosto de 2012

O homem e seus desafios

Pistorius perde prova, consegue vaga e ganha Olimpíada

Corredor sul-africano com pernas amputadas é aclamado no Estádio Olímpico

Giancarlo Lepiani, de Londres
Oscar Pistorius estreia na Olimpíada: vaga nas semifinais dos 400 metros
Oscar Pistorius estreia na Olimpíada: vaga nas semifinais dos 400 metros (Phil Noble/Reuters)
O corredor sul-africano Oscar Pistorius, de 25 anos, transformou-se neste sábado no primeiro atleta com as duas pernas amputadas a participar dos Jogos Olímpicos. Aclamado pelos cerca de 80.000 torcedores que lotaram o Estádio Olímpico de Londres, Pistorius participou das eliminatórias dos 400 metros. Perdeu a prova, mas ganhou uma vaga na semifinal e um lugar na história olímpica, além dos aplausos unânimes do público. Ele foi o segundo colocado em sua bateria, com 45s44. Além de disputar a semifinal dos 400 metros, Pistorius é um dos integrantes da equipe sul-africana no revezamento 4 x 400 metros, em que será o primeiro corredor da prova para o seu país.

As estrelas dos Jogos Olímpicos de 2012: Oscar Pistorius

Pistorius teve as duas pernas amputadas pouco antes de completar um ano, por causa de uma problema congênito. Ele corre graças a próteses de fibra de carbono. Na última Olimpíada, ele teve de lutar pela chance de correr nos Jogos - o Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmava que as próteses davam ao sul-africano vantagem sobre os outros atletas. Conseguiu o direito de competir, mas não obteve os tempos necessários para entrar nas provas convencionais (foi ouro em quatro corridas dos Jogos Paralímpicos). Desde então, melhorou seu desempenho e conseguiu, no ano passado, ir ao Mundial de Atletismo de Daegu, na Coreia do Sul. Ganhou uma medalha de prata por ter participado das preliminares pela África do Sul. Em Londres, não tem chance de medalha, mas ainda assim já garantiu seu lugar entre os grandes destaques destes Jogos.