(Winnipeg, 28 de julho de 1958 - Thunder Bay, 28 de junho1981)
Hoje às 23 horas o Canal futura vai passar o filme " A Jornada de Terry" contando a história desse jovem corredor e heroi canadense. Terá uma reprise amanhã, domingo, às 22 horas.
O vídeo postado aqui está em inglês, mas a linguagem da corrida e a grandeza de verdadeiros homens é compreendida em qualquer idioma.
A maratona começou no dia 12 de Abril de 1980, quando o Terry mergulhou a sua perna nas águas do Atlântico, na província de Newfoundland. Ele tinha a esperança de voltar a mergulhar a perna nas águas do Pacífico na província de British Columbia. De forma a realizar os seus objectivos, ele previa correr cerca de 42 km por dia (a mesma distância da maratona comum).
Apesar de correr com uma perna postiça, Terry, ao fim de 5.373 km, foi obrigado a parar no dia 1 de Setembro de 1980 quando o câncer já tinha invadido os seus pulmões. Ele viria a morrer no ano seguinte, a 28 de Junho aos 22 anos, tendo angariado mais de $24 milhões de dólares.
Terry Fox foi proclamado como um herói nacional, tendo recebido várias honras nacionais. A Maratona da Esperança arrecadou um total de 360 milhões de dólares para pesquisa sobre o tratamento de câncer. Além disso, foi escolhido, numa pesquisa de opinião pública no Canadá, como o canadense mais famoso do século XX, bem como segundo na lista dos Maiores Canadenses.