A História de Iperó
A história de Iperó
Por Sandro Canatelli
A cidade de Iperó tem sua origem na expansão de uma atividade que provocou profundas mudanças no Brasil a partir da segunda metade do século XIX: A Ferrovia.
Se voltarmos ainda mais no tempo, encontraremos outros grupos étnicos e movimentações econômicas na nossa região. Nestas empreitadas, podemos citar os Sardinhas (pai e filho), que iniciaram os trabalhos de mineração no morro de Araçoiaba, ainda no século XVI.
Descoberto minério de ferro, construíram os primeiros fornos de fundição da América, atividade que iniciaria uma saga de muitos anos, em períodos esparsos, culminando numa das mais importantes experiências siderúrgicas/industriais do Brasil, a Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema. Hoje, ainda são marcantes as instalações que constituem importante sítio histórico e arqueológico na Fazenda Ipanema.
Outro manifestação cultural importante foi Movimento Tropeiro em nossa região. O Tropeirismo, um dos mais importantes ciclos econômicos do país, também esteve presente ao nosso redor. Sorocaba, o principal centro tropeiro da região Sudeste, e um dos maiores do Brasil, abrigando a famosa Feira de Animais, tinha nos seus arredores as áreas conhecidas como Faxinais, onde os tropeiros reuniam-se e se estabeleciam para cuidar e preparar suas tropas. Iperó fazia parte deste faxinal, por estar, assim como outros, geograficamente localizado perto da rota tropeira rumo à Sorocaba.
...mais clicar no link
História de Iperó