sábado, 27 de março de 2010

--Você vai correr mais rápido do que o leão??

--Não!!

--Vou correr mais rápido do que VOCÊ!!



Vídeo O2 Por Minuto - Portal de Corrida

terça-feira, 23 de março de 2010

Fotos da Corrida Ecológica em Sorocaba.


Destaco abaixo os (as) atletas que participaram da Corrida em Sorocaba, caso tenha esquecido alguém podem me avisar para não cometer injustiças. O Willian Trevisan participou da prova e é leitor assíduo deste blog. Quando ele começou a mandar as primeiras mensagens até pensei que era o Willian de Lima, mas o Trevisan está iniciando nas pistas a pouco tempo. Seja sempre bem-vindo ao blog e nas corridas de rua.





Clas.Geral  -  Nome - Class./Categ.- tempo

Feminino

14   JAQUELINE RODRIGUES   2   00:45:00  
22   ANDREA S B DA PAZ     2   00:47:21 
86   REGINA SACCHI        14   01:04:40     

Masculino
14   WILLIAN DE LIMA       3   00:32:51 
33   JOSE LUCIANO DA PAZ  12   00:34:35  
173  ROGERIO P DE PROENCA 23   00:44:04
227  HELIO A DE ALMEIDA   16   00:48:22 
228  CARLOS A  BARBOSA    12   00:44:24  
288  LUIZ EDMUNDO CAMARGO 13   00:53:02 
351  FRANCISCO GERALDO S   7   00:57:01 
369  JOSE LUIZ DE SOUSA   55   00:58:30  
386  PAULO CIPRIANO M     16   01:00:01 
421  WILLIAM TREVISAN     56   01:02:34  
 
 
Para  ver a classificação oficial clicar no link abaixo:


http://www.aaspatletismo.com.br/resultadosDetalhes.php?id=205
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotos: Luciano & Família 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 22 de março de 2010

Ontem realizei minha primeira prova nos 10K. E foi muito Bom. Agradeço a equipe do XV de Novembro que me deu uma carona até Sorocaba.
Acordei cedo às 5:30 da manhã e fui até a Sede do XV, onde a atleta Jacqueline já estava esperando os demais. O "sr Fico" logo abriu as portas da Sede e aos poucos os demais foram chegando um a um, inclusive Willian de Lima, que está retornando de uma contusão, mas na prova já provou que está na ativa novamente.

Toda a equipe já estava lá, menos o motorista contratado para nos levar. Saímos 30 minutos atrasados. Houve uma certa apreensão se daria para chegar a tempo, mas correu tudo bem, só não consegui me organizar para tirar algumas fotos. A corrida em si foi muito boa, começou com um clima ameno, mas logo depois veio um sol forte e quase todos sentiram, desde o pessoal da Elite até os tartarugas, como eu. Valeu pela experiência e o contato com os atletas do XV. Um agradecimento ao Rogério que me orientou para localizar o nome e pegar o chip. Ele também está retornando depois de 6 meses parado, mas fez um ótimo tempo, ao meu ver, na prova.

Mais fotos do evento clicar no link abaixo:



Sorocaba Esportes

sábado, 20 de março de 2010

Corrida Ecológica em Sorocaba

Amanhã estarei participando da Corrida Ecológica em Sorocaba. Ontem entrei em contado com o "Fico" do XV de Novembro de Itapetininga e consegui uma carona com a equipe, visto que sobrou um lugar. Faz tempo que gostaria de acompanhar a rotina dessa incrível equipe que tanto engrandece  a nossa cidade. Meus treinos deram uma pequena queda neste finalzinho devido a um resfriado, mas acho que dá para completar os 10K da corrida, se Deus quiser.
Obs: este trajeto eu consegui com um internauta  de Votorantim. Acredito que esteja correto, nem fiz a altimetria porque , segundo informações da AASP, o percurso é totalmente plano.

Previsão de Tempo para Sorocaba

Previsão do Tempo para amanhã, mais detalhes

Guia da CORRIDA PERFEITA
Antes dA LARGADA

"Na noite anterior, espalhe tudo de que precisará em uma cama ou no chão", diz Greg McMillan, técnico de atletismo no
Arizona, EUA. Com várias horas até o início da prova, você poderá pensar com clareza sobre o que realmente gostaria
de ter com você na hora da corrida. (Veja a imagem ao lado do "listão").

SÓ COM A ROUPA DO CORPO

Não deixe seus pertences com os organi­zadores da prova para não ter a chatea­ção de recolhê-Ias depois da corrida. Se precisar guardar sua bolsa em uma ten­da, não deixe nada de valor nela, como a carteira ou as chaves . "Noventa e no­ve por cento dos pertences são devolvi­dos aos corredores", afirma Dave Mc­ Gillivray, diretor da Maratona de Boston. "Mas 1 % acaba se perdendo."
DEIXE O NÚMERO À MOSTRA

Embora a maioria das corridas seja cro­nometrada com chips, você ainda deve vestir seu número de inscrição. "Ele mostra aos organizadores que você foi regis­trado e deve ficar visível o tempo todo", diz Cliff Bosley, diretor da 10 km The Bolder Boulder, no Colorado. Prenda-o na parte frontal da camiseta com quatro alfinetes para que fique firme no lugar.

DEIXE SUA CHAVE EM SEGURANÇA

Esconda a chave do carro - a chave, no singular! - em um lugar seguro, que não seja a porta do tanque de gasolina, o pneu ou um porta-chaves embaixo do carro. Se ela for uma daquelas grandonas eletrônicas, use a chave reserva e colo­ que-a em um bolso com zíper, amarre-a ao seu tênis ou use um porta-chaves pre­so ao short (ou tênis). Você também po­de deixar suas chaves com um amigo que esteja assistindo à corrida.

LEVE UMA GRANA

Lei de Murphy: se você tiver dinheiro pa­ra uma emergência, não precisará dele. Se não tiver, com certeza precisará. En­tão leve uma nota de 20 reais no bolso interno do short ou dentro do tênis.

PROTEJA-SE
(comentário do blog: neste item tenho minhas dúvidas)

Não são um primor estético, mas sacos plásticos de lixo o mantêm aquecido e seco. "Faça um buraco para a cabeça e deixe os braços do lado de dentro", ensi­na Bret Treier, co-diretor da Maratona Road Runner Akron, em Ohio.

NÃO SE ESQUEÇA DO PAPEL HIGIÊNICO!

Quanto maior a fila do banheiro quími­co, maiores as chances de o papel higiê­nico acabar. "Então traga o seu", aconse­lha Rod DeHaven, maratonista olímpico em 2000.

TENHA BOM SENSO!

Se você tem mesmo que usar uma fanta­sia, como aqueles que correm a São Sil­vestre, "certifique-se de que não se esten­da além de seu corpo para não atrapalhar os outros corredores", pede Bosley. Maca­cão do Elvis, ok. Capa? Não.

O MELHOR AQUECIMENTO
Aqueça correndo aproximadamente 1 km do trajeto da corrida para ter uma noção do que o espera. Se não for possível, faça esse aquecimento em uma rua ou calça­ da próxima, mas não em um gramado. O orvalho da madrugada pode ensopar o tênis e as meias.

NA HORA CERTA, NO LUGAR CERTO

Não seja o primeiro a chegar: o tempo extra de espera irá deixá-lo mais ansioso. Fique de olho no relógio e nos corredo­res que vão se agrupando atrás da larga­da. Só então junte-se a eles. Muitas corri­das têm sinais indicando onde os corredores devem ficar, de acordo com as faixas de ritmo. Sua prova não tem? En­tão, se deve correr 42 km em mais de quatro horas, não cole nos quenianos.

Na corrida

NA CORRIDA,
MUITA CALMA NESSA HORA!


"Não inicie o cronômetro do relógio as­ sim que largar", aconselha McMillan. Como você ainda deve levar alguns mi­nutos para chegar à linha de partida, o tempo final será desestimulante. Somen­te quando passar por ela acione o cronô­metro. Assim, os tempos do chip e do re­lógio estarão sincronizados e você poderá calcular seu ritmo de forma mais precisa. E não se esqueça de virar o reló­gio para a parte interna de seu pulso - is­so evita que um esbarrão acidental pare
o cronômetro.

NO SEU QUADRADO

Mantenha distância em relação aos ou­tros corredores, normalmente o equiva­lente a duas passadas completas.

ECONOMIZE ENERGIA

Não saia driblando todo mundo como se fosse um atacante em direção ao gol. E nem vá atrás do sujeito que saiu em dis­parada. Assim você desperdiça suas energias sem ir muito longe. Trote ou ca­minhe com os braços ligeiramente afas­tados para manter o equilíbrio .

VÁ COM SEDE AO POTE

A primeira estação de água em corridas grandes lembra com freqüência uma es­tação do metrô lotada na hora do rush. Se não estiver com sede (provavelmente não estará, já que acabou de largar), não pare. Em breve, você verá outra estação e pode até pegar dois copos de uma vez.

ULTRAPASSE COM CUIDADO

É bem provável que corredores com MP3 players não percebam sua aproximação. "Em uma corrida congestionada, os com­petidores devem ter noção do espaço à sua volta, e as pessoas com fones de ouvi­do não têrn", diz Phil Stewart, diretor da corrida Credit Union Cherry Blossom (uma 16 km em Washington). É por isso que muitas corridas desaconselham o uso de fones. Você tem duas saídas: fique lon­ge deles ou espere até que parem de cantar  e então grite: "Passando pela esquerda!" E tente nunca cruzar na frente de alguém.

RUNNER'S WORLD [janeiro 2009 ]

quarta-feira, 17 de março de 2010

Circuito Pé no chão deste domingo foi cancelado

Publicado em 17 de Março de 2010 às 11:49 por: Imprensa

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, informa que o Circuito Pé no Chão, deste domingo (dia 21), que iria acontecer no Paço Municipal, foi cancelado.

A próxima etapa acontece no dia 04 de abril, na Comunidade Vila Arruda, Igreja São Benedito.


Calendário 2010
01 de maio- Corrida do Trabalhador- Ginásio Ayrton Senna
27 de junho- Comunidade São João Batista
22 de agosto- Prefeitura de Itapetininga- Paço Municipal
12 de setembro- Praça Lagoa Seca
17 de outubro- Belo Horizonte- Praça Belo Horizonte
07 de novembro- Ginásio Ayrton Senna
19 de dezembro- Final do Circuito- Praça dos Amores

Fonte: Site da Prefeitura Municipal

terça-feira, 16 de março de 2010

Corrida no Paço Municipal está perigando não acontecer

Quem está seguindo a agenda da Prefeitura para corridas de rua na cidade, como eu, fique de olho que a corrida de domingo no paço municipal está meio duvidosa (já me avisaram que isso acontece com freqüência). Liguei hoje na Secretaria e quem me atendeu não conseguiu confirmar a data. Deixei meu telefone, espero que dêem retorno em respeito a nossos leitores/corredores do blog.

Humor

segunda-feira, 15 de março de 2010

"Diário de Corrida", por Luciano

Corrida em Iperó

"Ontem estivemos em Iperó participando da corrida em comemoração ao seu aniversário, uma corrida de 10 Km em percurso de 2 voltas pelas ruas da cidade, junto a uma corrida de 5 Km, Itapetininga contou com a participação de 7 atletas, entre nós minha filhota para meu orgulho participou dos 5 Km.
O calor resolveu nos castigar, estava muito quente, o percurso teve grau de dificuldade muito alto com várias subidas e num percurso de duas voltas o sofrimento é em dobro, com estes ingredientes jogando contra, a corrida teve várias desistências, e infelizmente eu fui um desses, por volta do 4º Km enquanto ainda fazia parte do pelotão que liderava a corrida , comecei a sentir um cansaço fora do comum, vi que seria difícil me manter até o final e para evitar um desgaste maior e acabar prejudicando minha participação em Sorocaba no próximo domingo, desisti de terminar a prova e resolvi acompanhar minha esposa e ajudá-la a conseguir uma boa classificação e deu certo, já que ela chegou na 4ª colocação geral feminina, também não sei por qual motivo o nome dela não aparece na classificação, mas registrei a premiação.

Nota: Em 9 anos de corrida, esta é a segunda vez que abandono uma prova, a outra foi em 2004 na cidade de Ribeirão Grande, não é uma situação agradável, mas se você não estiver se sentindo bem é melhor parar e não colocar em risco sua saúde, afinal sempre haverá outras corridas.

Segue abaixo a classificação dos atletas de Itapetininga, o link com classificação geral da corrida ."
Nos 10 Km, concluíram a prova 136 atletas.
Andréa Soares Bomfim da Paz- 4ª colocada geral feminina
Milton Arantes Galvão- 59º colocado geral masculino
José Luciano da Paz- 69º colocado geral masculino
Luiz Cláudio Marques de Souza- 89º colocado geral masculino
Salvador Emilio de Campos Júnior- 94º colocado geral masculino
Paulo Cipriano Martins- 97º colocado geral masculino

Nos 5 Km, cooncluiram a prova 67 atletas.
Aline Bomfim da Paz- 7ª colocada geral feminina

Para ver a classificação oficial, clicar no link abaixo:


Domingo estaremos em Sorocaba participando da Corrida Ecológica.

Desistência em provas

"Pegando um gancho" no comentário do Luciano sobre a prova em Iperó, este mês li uma resposta dada pelo Prof. Passos (Runner's World) a uma leitora que questionou sobre a desistência de atletas de elite em determinadas provas. Segue a pergunta e a resposta:

Por que alguns corredores de elite abandonam a prova no meio se percebem que não vão vencer? (Alicia S., Washington, EUA)

Por várias razões, principalmente lesões. Se um atleta sente que aquele não é seu dia, especialmente em uma prova longa como maratona, abandonar a corrida pode ser uma boa estratégia. Não terminar a prova hoje pode possibilitar a vitória de amanhã. Isso não é falta de espírito esportivo, é ser esperto.

sábado, 13 de março de 2010

Triste Notícia

Uma notícia triste a morte do Prof. Dinho, meu professor na faculdade.
Sempre transmitia muita simpatia e tranqüilidade. É uma daquelas pessoas que realmente deixam saudades. Depois que me formei acompanhei suas façanhas pelo Brasil afora dentro das piscinas, sempre com grande admiração.

O campeão Ninho já faz falta...

Reportagem Jornal Correio de Itapetininga on line Edição 252

Itapetininga, por grande número da população, começa a sentir fortemente a ausência de Ninho em competições internacionais de natação. Frederico Wernner Kraft Filho, carinhosamente conhecido como Ninho, declarava em entrevistas a imprensa falada e escrita que pretendia praticar e competir esportivamente até atingir seu centenário de existência. “Ai então cessarei minhas atividades em natação, deixando meus exemplos para a posteridade”. Infelizmente a pretensão de Ninho foi interrompida pelos desígnios do destino, falecendo precocemente e saudável aos 72 anos, nesta última sexta-feira, causando impacto na comunidade, principalmente entre esportistas e milhares de pessoas que foram seus alunos nas escolas locais. Todos agora que se sentem órfãos de sua alegria, bondade, ânimo e o incentivo que ele sempre inculcava a todos para prática imediata da natação.
Foi com esse esporte aquático dos mais sadios, que Ninho se consagrou e tornou sua cidade natal bastante conhecida e respeitada em localidades brasileiras e estrangeiras, onde competiu quando jovem e posteriormente na categoria Máster.
Para chegar a conquista, recentemente, de 1000 medalhas, como lídimo campeão, Ninho aprendeu sua técnica de nadar, iniciando a prática nas águas barrentas do chá, no terreno de Gino Rosa, hoje progressista e bela Vila Rosa, depois na lendária “cachoeirinha”, localizada na área onde se encontra a Nishimbo do Brasil e depois nas águas caudalosas do “Carrito”, próximo ao recinto de exposições. Eram memoráveis exercícios de natação, e com isso aperfeiçoando sua forma física naquele esporte.
Completando seu aprendizado tornou-se pupilo, e dos mais aplicados, do legendário atleta Brasilino, craque de futebol e um dos melhores nadadores da região de Itapetininga. Foi na piscina do Clube Venâncio Ayres, inaugurada na década de 1950 que Ninho começou a ser consagrado: Olimpíadas, Jogos Regionais, Torneio Bandeirantes e “daí para frente só glórias ...”
Professor de educação física, em quase todas escolas e na FKB, mestre na arte de ensinar e formar bons nadadores, integrante de diretorias de clubes sociais e esportivo locais, carnavalesco dos mais puros e animados, Ninho, também foi o braço direito da Confeitaria Werner, e inesquecível “Gelados”, da rua Monsenhor Soares, um marco da juventude itapetiningana por dezena de anos.
Perdeu a sociedade um desses cidadãos tão probos como bons, atleta exemplar, consciente de seus deveres e a lembrança de seus dias vividos com emoção e esportivamente ficará eternizada nos corações de seus conterrâneos.
Maratona de São Paulo terá premiação e pódio especiais para brasileiros
Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Maratona de São Paulo de 2010 terá premiação e pódio diferenciados para os brasileiros. Os organizadores vão disponibilizar uma pontuação cumulativa com o que os atletas ganharem na prova internacional. Ou seja, se o corredor ficar entre os melhores da prova internacional e também entre os primeiros brasileiros que chegarem, receberá dois prêmios.

O montante destinado aos brasileiros deve chegar a R$ 60 mil, beneficiando os 20 primeiros colocados nas categorias masculino e feminino. A intenção é que a quantia chegue a R$ 600mil dentro de quatro anos.

Além disso, os corredores nacionais terão um pódio especial, destinado apenas aos atletas locais mais bem colocados. A competição deste ano terá início na Avenida Jornalista Roberto Marinho, zona Sul de São Paulo, e será composta por corridas de 10km, 25km e 42,195km, além da caminhada de 3km.

"A Maratona de São Paulo já é a maior e melhor prova da distância do Brasil e sem dúvida será também a mais atraente e motivadora para os brasileiros. Com as mudanças feitas no percurso, a prova ficará mais rápida ainda e ninguém precisará correr no Exterior para participar de um evento muito bem organizado e de boa premiação", comentou Thadeus Kassabian, diretor de operações do evento.

Vídeo da Meia Maratona de SP

segunda-feira, 8 de março de 2010

A importância do sono para os atletas

A Meia Maratona de São Paulo teve, como sempre, apesar dos problemas, já relatados neste blog, a participação de atletas de Itapetininga, como mencionou o Luciano no post anterior, muito bem por sinal.  O próprio Luciano com uma colocação excepcional, pois a prova é de um  nível dificílimo. E só quem corre sabe a dificuldade que é encarar uma batalha dessas. Destaco um detalhe que o Luciano disse que foi   "  uma noite mal dormida  por ele"   e talvez  tivesse conseguido um melhor (como ser 51º em 9000 participantes fosse pouco) rendimento na segunda parte da prova. Antes de começar a correr eu tinha muita dificuldade em dormir e talvez por isso tivesse problemas com peso também. O sono é importantíssimo e o Luciano tem razão em se preocupar com isso. Em uma prova de alto nível como essa de São Paulo, pode fazer diferença. Mais um aprendizado para o desafio de maio na Maratona Internacional de SP.


Aproveito para colocar abaixo  um audio da CBN sobre o assunto:
É só clicar no link

http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-esportes/2010/02/21/SAUDE-EM-MOVIMENTO-QUAL-A-IMPORTANCIA-DE-DORMIR-BEM-PARA-QUEM-VAI-PARTICIPAR-DE-UM-EVEN.htm

domingo, 7 de março de 2010

"Diário de Corrida", por Luciano

Meia Maratona de São Paulo

"Hoje participei da Meia Maratona em São Paulo, levantei as 03h15min, depois de uma noite mal dormida, peguei minha mochila que já tinha deixado pronta no dia anterior fui de carona com o Milton até Sorocaba, onde pegamos o ônibus com a AASP em direção a São Paulo, infelizmente desta vez não pude contar com a companhia da minha esposa que estava inscrita nos 10 Km, a pressão arterial dela estava muito alta e achamos prudente não participar, chegamos as 07:25 h, troquei de roupa e fui até o banheiro químico, devido ao grande número de corredores, esse foi o primeiro desafio a ser vencido, conseguir utilizar o banheiro, coisa que consegui somente depois de 17:00 minutos numa fila que custava a andar, esse foi um ponto falho da prova, apesar de disponibilizarem muitos banheiros, era muita gente, resultado, não consegui fazer meu aquecimento, fui do banheiro direto para a largada as 07:54, as 08:00 h em ponto foi dado o tiro de partida.

A prova foi muito boa, o clima estava agradável, o tempo estava nublado e isso ajudou bastante, encaixei o ritmo pretendido e consegui mantê-lo até o Km 12, depois tive uma queda no rendimento, talvez pela noite mal dormida aliada com o stress do banheiro e a falta do meu aquecimento, mas mesmo com estes contra tempos fiquei satisfeito com meu resultado, por coincidência obteve a mesma colocação do ano passado, 51º na geral e 3º na minha categoria, meu tempo foi de 01h15min.

De Itapetininga participaram mais três atletas (pelo menos de meu conhecimento), segue abaixo seus nomes e classificação.

Milton Arantes Galvão- 510º- tempo- 01h34min

Luiz Edmundo Camargo- 2552º- tempo- 02h05min

Paulo Cipriano- Não teve o chip registrado, não sei se foi por falha do chip ou se não completou a prova, já que não o vi mais depois da corrida.

Nota: O Luiz Edmundo e Paulo Cipriano foram para São Paulo no sábado e ficaram em hotel.

Novamente ficarei devendo as fotos, eu tinha deixado a máquina preparada para registrar minha participação no evento, mas infelizmente, o fato de minha esposa não me acompanhar me deixou um pouco triste e desisti de levar a máquina.

Abaixo está o link com o resultado geral.

http://www.yescom.com.br/meiasp/2010/portugues/index.asp

Um abraço, domingo que vem tem mais em Iperó."


Com arrancada no fim, brasileiro vence meia-maratona de São Paulo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Gilmar Pereira da Silva venceu a meia-maratona de São Paulo, disputada neste domingo. O brasileiro levou a melhor na disputa com o queniano Kipromo Mutai com uma boa arrancada na parte final da prova.

Em um final equilibrado, Gilmar e Mutai, vencedor da prova em 2008, estavam lado a lado. O brasileiro aproveitou uma distração do queniano para abrir vantagem na liderança e vencer com o tempo de 1h04min31.

Na prova feminina, a queniana Elizabeth Rumokol completou o percurso em primeiro lugar, seguida por duas brasileiras: Simone Alves da Silva e Adriana da Silva.

Marílson Gomes dos Santos não encontrou dificuldades para vencer na disputa dos 10km. Ele fez o percurso em 29min06.

Cerca de 9 mil atletas participaram da meia-maratona de São Paulo, que teve a largada e a chegada na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu

quinta-feira, 4 de março de 2010

Atleta Luciano na Meia de São Paulo

Neste Domingo o Atleta Jose Luciano da Paz estará participando da Meia Maratona de São Paulo. Uma prova de alto nível onde estarão presentes atletas como Franck Caldeira, Giomar Pereira, Clodoaldo Gomes e Damião Ancelmo de Souza, que estão entre os principais corredores de rua do País,além do que a organização da 4ª Meia Maratona de São Paulo recebeu a inscrição de vários campeões como Luís Paulo da Silva Antunes, Solonei Rocha da Silva, Francisco Barbosa dos Santos, Domingos Nonato, Paulo Roberto Almeida Paula e Giovani dos Santos, entre muitos outros.

Giovani, por exemplo, ganhou em janeiro a Corrida de São Sebastião, no Rio, mostrando que está em grande forma. Luís Paulo foi o brasileiro mais bem colocado da Maratona de São Paulo de 2007 e venceu duas vezes a tradicional Corrida Sargento Gonzaguinha.

O Luciano estará entre essas feras para completar os 21.097 metros da prova. O atleta de Itapetininga tem como objetivo principal participar da Maratona de São Paulo em Maio, sua primeira depois de 03 anos de preparação.

Abaixo segue um vídeo do atleta onde as palavras Trabalho, Solidariedade, Família, Superação, Dedicação, Amizade se resumem em imagens.

Vídeo sobre o Luciano

quarta-feira, 3 de março de 2010

100 dicas sobre corridas da Revista Sportlife

Publico abaixo 100 dicas sobre corridas da Revista Sportlife, quem tiver tempo
vale a pena. 10 dicas neste post e o restante está em uma página fixa que criei.

1.
Correr regularmente é uma fonte da juventude. Adia o declínio psicológico associado à velhice em quase 50%.

2. Não há nada que o impeça de correr, a não ser, é claro, uma lesão.

3.
Correr melhora a resistência física. "A corrida aumenta a capacidade do pulmão captar oxigênio, melhorando o aporte de energia para o corpo, os músculos ficam mais resistentes ao esforço físico e a recuperação após o exercício fica mais rápida", afirma Mário Sérgio Andrade Silva, diretor técnico da Run & Fun, SP.

4.
Se você não consegue terminar uma frase sem que ela fique entrecortada, é porque está imprimindo um ritmo rápido demais.

5.
Use nariz e boca para respirar. "Embora o nariz ofereça um ar “de melhor qualidade”, filtrado nos pelos da narina, e em temperatura mais aquecida para o pulmão, respirar apenas por essa via oferece uma quantidade muito baixa de oxigênio para sustentar o exercício", esclarece Silva.

6.
Siga uma planilha de treinamento. É impossível melhorar sem que haja variação de ritmo e percurso e um plano para isso.

7.
Não treine mais do que quatro dias seguidos, ainda que em ritmo suave.

8.
O trote permite queimar as reservas de energia (gordura e carboidrato), aumenta a resistência orgânica, acostuma o músculo a usar a gordura e baixa a frequência cardíaca de repouso.

9.
Não exagere. Você não vai melhorar porque correu mais do que seu amigo. "A progressão deve ser gradual", alerta Mário Sérgio.

10.
Séries e repetições são fundamentais para melhorar a potência aeróbia e devem ser realizadas em ritmo de competição, para que o corpo aprenda a reciclar o lactato.

o restante das dicas da Revista SportLife segue neste link abaixo
100 dicas sobre corridas (Revista sportlife)

segunda-feira, 1 de março de 2010

O XV de Novembro em Itu






Cerca de 2,8 mil inscritos prestigiaram a prova.

Camila Bertolazzi / www.itu.com.br

A 26ª Volta Pedestre “Cidade de Itu" aconteceu no dia 20 de fevereiro e teve a participação de aproximadamente 2,8 mil inscritos, sendo cerca de 1,9 mil corredores e 900 caminhantes. Os ituanos que participaram da prova chegam ao número de 950.Nesta edição a prova ganhou um novo percurso em comemoração ao Quarto Centenário da cidade. O novo trajeto passou pelo Centro Histórico - Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Cruzeiro de São Francisco e Casa Imperial, os dois últimos localizados na Praça Dom Pedro I.

A prova, que já é conhecida entre os praticantes do esporte, reúne todos os anos milhares de atletas, inclusive quenianos. O percurso foi de dez quilômetros, aferidos pela Federação Paulista de Atletismo. O recorde da prova, até então, é de Roberto Rodrigues Oliveira, com 30m04s, conquistado em 2007.

O XV de novembro, como sempre esteve presente, faltam fotos, mas o relato do Luciano que particpou da prova mostra a presença dessa equipe pioneira no pedestrianismo de Itapetininga.

Vejam este álbum com imagens do evento:

http://www.flickr.com/photos/tags/itu400/?page=5

Colocação de nossos atletas

O atleta do XV, Luciano, também repórter, consultor e comentarista deste blog relata como foi a participação de Itapetininga na prova:

"A corrida de Itu é uma prova muito boa, como disse antes, é uma das provas mais antigas do Brasil que atrai a participação de muitos atletas, vários da elite brasileira devido a boa premiação tanto na geral como nas categorias, esse fato eleva muito o nível da prova, o que eu acho muito bom, é emocionante participar e poder presenciar a disputa desses atletas, o ritmo que eles desenvolvem durante a corrida é impressionante, ainda mais naquele percurso que considero muito dificil devido às ínumeras subidas."

A equipe do XV de Novembro participou com 14 atletas, são eles:

Classificação geral masculino

José Luciano da Paz- 61º
Milton Arantes Galvão- 374º
Antonio Carlos da Silva -442º
Rogério Pereira de Proença-468º
Hélio Antonio de Almeida- 656º
José Boaventura de Oliveira- 683º
Luiz Edmundo de Camargo- 793º
Luiz Claudio Marques de Souza- 907º
José Carlos Floriano- 1098º
Paulo Cipriano Martins- 1192º
Zuleno Elias Paulino- 1298º

Classificação geral feminino

Marcia Aparecida Souza-Houve algum problema com o chip e não aparece na classificação.
Andréa Soares Bomfim da Paz- 47ª
Regina Sacchi- 146ª
Completaram a corrida 1436 homens e 270 mulheres, a classificação geral está no endereço abaixo.

"Fico devendo as fotos do evento, mas infelizmente não tive como levar minha minha filha que é minha fotografa particular.
No próximo domingo dia 07/03 estarei participando da Meia Maratona de São Paulo como parte do treinamento para meu objetivo maior este ano que é a participação na Maratona Internacional de São Paulo no dia 02/05, minha esposa devido à problemas no controle da pressão arterial estará participando dos 10 Km."

para checar a classificação geral clique neste link :
http://www.runnerbrasil.com.br/calendario.asp?ID=4&IDevento=2696&IDAno=2010