Caminhar é a melhor opção em certas ocasiões
Aulus Sellmer
Correr ou caminhar num ritmo mais acelerado? Qual a melhor opção em determinado tipo de terreno? O colunista do Webrun, Aulus Sellmer, explica as diferenças de cada ritmo.
Um fator muito importante que as pessoas precisam ficar atentas é a relação entre o gasto energético e a velocidade de uma caminhada.
Como andar nas calçadas e parques geralmente não é um percurso em linha reta, a eficiência mecânica diminui em velocidades acima de 7 km/h e o gasto energético, em termos de consumo de oxigênio, aumenta desproporcionalmente.
Num ritmo mais rápido perdemos eficiência mecânica, prejudicando a caminhada. Portanto, em velocidades abaixo de 7 km/h, andar é mais econômico do que correr.
Para iniciantes, a velocidade recomendada é por volta de 4 a 5 km/h. A exigência física imposta ao organismo no andar em uma certa velocidade depende também do peso e do nível de aptidão que cada um possuí.
Andar em subidas ou em terrenos acidentados é mais exigente em termos de gasto energético, cerca de quatro a cinco vezes mais do que andar no plano.
Portanto, se você não gosta de correr, não caminhe acima de 7km/h, pois na verdade caminhar nesta velocidade seria melhor optar por percursos com aclives e declives.
Para ter uma referência dessas velocidades, caminhe na esteira da sua academia e tente reproduzi-la no seu local preferido de caminhadas.
Bons treinos!
Aulus Sellmer
Consultor Webrun da seção Dicas de Treinamento. É treinador de corrida, esportes de aventura e personal training. Atualmente é proprietário da assessoria esportiva 4any1, coordenador do departamento Outdoor da rede de academias Competition SP, e colaborador da Rádio Eldorado com boletins diários sobre qualidade de vida e atividade física Sites: www.4any1.com.br e www.twitter.com/aulussellmerBlog: www.territorioeldorado.com.br/qualidadedevida E-mail: aulus@4any1.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário e participação neste blog de corridas de rua.