quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

São Silvestre entrega medalha antes da corrida

Inversão de valores

São Silvestre entrega medalha antes da corrida
O Twitter e demais comunidades em que corredores brasileiros se encontram ferveram hoje depois que os organizadores da São Silvestre divulgaram uma inusitada novidade para a prova deste ano.
A medalha de participação, que premia o esforço do corredor, será entregue junto com o kit –antes, portanto, de o inscrito enfrentar os 15 km de asfalto, umidade, calor e subidas que caracterizam a São Silvestre.
A medida, afirmam os organizadores, tem como objetivo tornar mais rápida a dispersão pós-prova. No comunicado em que formaram a novidade, os organizadores dizem: “Com isso, ao final da corrida, o atleta poderá dirigir-se direto ao guarda-volumes pegar seus pertences e comemorar o final de ano com mais conforto”.
“São Silvestre #fail”, disse uma corredora, usando expressão comum no Twitter para indicar fracasso. Outros colocaram: #palhaçada e Ri-dí-cu-lo, para ficar apenas nas expressões permitidas em conversas de salão.
A comunidade da São Silvestre no Orkut abriu discussão sobre o tema, e todos os comentários publicados até a hora em que escrevo esta mensagem (foram poucas, apenas quatro) detonaram a iniciativa.
No Twitter, houve quem sugerisse que os organizadores entregassem logo o troféu para o Marílson, enquanto outro achou boa a idéia de correr a prova de costas... Também surgiu a proposta de um movimento concreto de proposta: um corredor sugeriu que os inscritos retirassem o kit (que também inclui camiseta, número do peito e chip de cronometragem), mas deixassem a medalha. “Fala que vc quer receber na Paulista, no pescoço, depois de completar a prova”, recomendou um tuiteiro.
Já Joel Leitão, que assina o blog Corredor Disciplina e se apresenta como “...advogado empresarial consultivo e contencioso”, fez valer sua experiência em direito e produziu um texto em que argumenta que a medida tomada pelos organizadores da São Silvestre é "ilegal, imoral e engordativa" (veja o texto AQUI).
Bueno, vamos ver como fica essa história.
Escrito por Rodolfo Lucena às 22h07

5 comentários:

  1. José Luciano da Paz18 de dez. de 2010, 04:04:00

    Oi José Luiz, eu já participei de uma prova que teve essa atitude de entregar medalha antes de suar a camisa, foi em Tietê em 2003 se não me engano, confesso que não gostei nem um pouco e olha que era uma prova modesta, agora em se tratando de São Silvestre, vai dar o que falar, eu só vou participar porque tenho um sonho de tentar chegar entre os 50 primeiros na geral, sei que é muito dificil mas eu acredito no meu potencial e espero poder realizar meu sonho este ano e assim me despedir da São Silvestre, já que através dela que me apaixonei pela corrida e não quero que seja através dela que eu passe a odiar este esporte maravilhoso, uma prova tão tradicional que vem crescendo a cada ano e os organizadores tão querendo destruir a magia de participar de uma São Silvestre, é lamentável, abaixo essa decisão corredores.

    ResponderExcluir
  2. Luciano, você tem toda razão,tem conhecimento de causa, pois vive intensamente esse esporte.

    Este ano na Corrida da TVTEM, muitos falaram para correr os 5K: "você chega melhor, na frente de mais gente".

    Isso não era importante para mim, o importante era chegar, mesmo entre os últimos.

    A bela medalha e a camisa ao final da prova é uma verdadeira conquista para todos que conseguem concluir.

    E este ano tinha prometido para meu pai que daria a medalha para ele, por tudo que ele passou. Venceu um diabettis (quase perdeu as pernas) e outros infortúnios. Não é brincadeira aos 73 anos de idade.

    Ao final do ano essa medalha tem muito mais valor para ele, pois quando era criança ele trazia as medalhas que ganhava para mim.

    Ele praticava tênis de mesa e futebol.

    Acredito que será um equivoco muito grande
    entregar as medalhas antes da prova na tradicional S. Silvestre, que um dia se Deus quiser, quero correr também.

    ResponderExcluir
  3. entrega logo o troféu pro queniano antes da corrida tbm, vamos tirar a YESCON antes da corrida tbm

    ResponderExcluir
  4. Olá José,

    Fico feliz pela visita lá no blog A menina que pedala e vim conhecer o seu. Esse mundo bike pra mim também é novo e estou aprendendo bastante. Eu cheguei bem na bike, pois sou praticante de corrida. Também fiquei decepcionada quando li essa matéria na época sobre a entrega da medalha antecipada. Fiz a São Silvestre em 2008, foi uma sensação indescritível. Meu próximo desafio é Volta Internacional da Pampulha em BH, 18km. Morei muito tempo em SP/capital agora estou em Cuiabá minha terra Natal e ando de bike :)
    Voltarei mais vezes aqui!
    Um abs =)

    ResponderExcluir
  5. Valeu mesmo Malu,
    Estou começando a conhecer esse mundo do ciclismo, vou praticar como um esporte complementar da corrida e incentivar meu filho.

    um dia quero estar preparado para correr pelo menos meia maratona e visitar outros luares do Brasil como Cuiabá.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e participação neste blog de corridas de rua.