segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Projeto Caminhada:auxílio na prevenção de doenças

Site da Prefeitura Municipal de Itapetininga

Cidade Legal e Saudável


Projeto Caminhada: uma boa opção para este
verão e um auxílio na prevenção de doenças

projeto_caminhada
Com a chegada da estação mais quente do ano, aumenta o número de pessoas que procuram as academias, para se exercitar, melhorar o condicionamento físico, modelar seus corpos ou mesmo para que seja um auxílio no tratamento de doenças.

Médicos Endocrinologistas e outros especialistas recomendam a prática de alguma atividade física na prevenção de doenças, como é o caso da caminhada, uma atividade simples, eficaz e muito utilizada em tratamentos de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

Com o objetivo de complementar o tratamento de pacientes hipertensos, diabéticos e obesos atendidos pelo “Programa Hiperdia”, realizado pela Secretaria de Saúde e também trabalhar na prevenção de futuras doenças, a Administração Municipal implantou no ano de 2005 o “Projeto Caminhada”. 

Por meio do  projeto, pacientes encaminhados por médicos das UBS (Unidades Básicas de Saúde) três vezes na semana, realizam  caminhada, alongamento e atividades complementares com acompanhamento de fisioterapeuta, enfermeira e agentes de saúde. Além disso, durante todo o programa os integrantes do grupo passam por avaliações semestrais, onde recebem informações sobre doenças, formas de prevenção e orientações sobre atividades físicas para uma melhor qualidade de vida. 

Atualmente o “Projeto Caminhada” atende aproximadamente a 200 pessoas e é direcionado a pessoas de todas as faixas etárias que queiram participar das atividades e também, aos pacientes encaminhados pela Rede Municipal de Saúde para complemento de seus tratamentos. Os grupos do “ Projeto Caminhada” acontecem na UBS do Genefredo Monteiro, na UBS da Vila Rio Branco, no PSF do Distrito Rechã, no CAPS(Chapadinha), no PAS do  Jardim Bela Vista, nos PSF do Jardim Fogaça, na UBS da Vila Belo Horizonte e no PSF da Vila Arruda. 
Conforme a Secretaria de Saúde, é importante ressaltar que  o projeto só é possível ser desenvolvido com a parceria e auxílio da Secretaria de Esporte e Lazer, que colabora na organização das atividades desenvolvidas, disponibilizando também, Professores de Educação Física para o acompanhamento dos exercícios aplicados.

Os interessados em participar desta atividade podem obter outras informações em um dos grupos já existentes ou por meio do telefone: (15) 3376.9644

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Calendário de Corridas de rua da Secretaria Municipal de Esportes.


O blog obteve o calendário das provas a serem realizadas neste ano com o responsável Flávio Cipriano

dia 20 de Fevereiro no Bairro Taboãozinho.
dia 27 de Março em Vila Piedade.
dia 17 de Abril em Vila Arruda.
dia 1º de Maio em frente ao Ginásio Esportivo Ayrton Senna.
dia 26 de Junho na Comunidade São João Batista.
Não há prova marcada para julho e Agosto está para confirmar data e local.
dia 11 de setembro em Vila BArth.
dia 30 de outubro em Vila Belo Horizonte.
dia 06 de Novembro no Paço Municipal.



O blog vai ficar atento e tentar antecipar qualquer mudança, mas vamos torcer para as datas serem observadas para um melhor planejamento dos atletas da cidade.



terça-feira, 25 de janeiro de 2011

2a. Corrida Dr. Edson Moura-resultados
(o blog agradece a Moura pela rapidez da divulgação)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

2a. Corrida Dr Edson Moura

Realizou-se no dia de ontem um importante evento esportivo, a 2ª. Corrida  Dr Edson Moura. Bela iniciativa do Grupo Moura através de seu dinâmico Gerente Administrativo Zuleno E Paulino, um apaixonado pela corrida de rua e que  não pode participar da prova  porque está se recuperando de uma contusão.
Esse maravilhoso projeto nasceu dentro da Empresa para incentivar os funcionários  na pratica esportiva cujos benefícios todos nós já conhecemos. Quero ressaltar esse pioneirismo  do Sr. Zuleno, pois  não é fácil implantar novas  ideias numa sociedade tão tradicional como  a nossa, seja no campo esportivo, familiar ou corporativo.
O Sr Zuleno pretende, aos poucos, ir expandindo a iniciativa e realizar pelo menos 2 provas  durante o ano. Vamos ficar torcendo para isso. Nas últimas provas realizadas já tem contado com a importante participação da equipe de pedestrianismo do XV de Novembro, sinônimo e principal porta-voz da corrida de rua em nossa cidade há décadas.

Sem dúvida a estrutura criada para o Grêmio da Empresa é de dar inveja: uma sede, campo de futebol muito bem cuidado e uma pista de atletismo  para realizar aqueles treinos de velocidade. 

É praticamente impossível achar uma desculpa para não praticar esportes nesse ambiente organizado pelo Sr. Zuleno.


Sr. Zuleno, Luciano e Andrea
A largada foi dada a partir das 9 horas num sol muito forte, mas os atletas tiveram um excelente apoio no quesito hidratação. Junto a corrida quem quisesse caminhar também foi permitido, afinal é o primeiro passo para se tornar um corredor.

Uma ótima estrutura foi organizada para realizar a prova, pois o Sr  Zuleno que tanto se preocupa com o condicionamento  físico de seus funcionários também não  deixou  de  lado um aspecto atual e importante que é   a  questão  ecológica, pois uma equipe foi escalada  para  fazer a limpeza  em  todo o  trajeto da corrida  para  que   a  natureza não fosse prejudicada.
Eduardo J Machado


Ao final todos receberam um belo e  delicioso  kit alimentação e a 
importante medalha, juntamente com  troféus aos  principais vencedores .
Francisco Alcolea
José Luciano da Paz, funcionário da Moura e atleta de nossa cidade, venceu no masculino e sua esposa Andrea,  chegou na frente entre as mulheres. Eduardo J Machado, 1o. lugar como convidado e  um troféu especial, e muito justo por sinal,  para o jovem  Francisco Alcolea   como participante  que não treina e consegue concluir uma prova. Poderia até entoar a famosa frase do Imperador romano Júlio Cesar: --Veni, vidi, vici ( Vim, vi, venci). Sinal que tem vocação, mas precisa treinar.
Assim que o blog receber a classificação completa publicará aqui.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Muito mais que a competição em si, o importante é essa confraternização no esporte em prol da  saúde e do bem estar de todos,  e porque não dizer, do próprio progresso do país. 
Parabéns ao Sr. Zuleno e  o Grupo Moura , exemplo do setor   privado que se preocupa com o aspecto social e comunitário de nossa cidade.
Muito sol, mas a largada foi numa gostosa sombra
mais fotos do evento é só clicar no link abaixo ( caso durante a exibição das fotos aparecer alguma mensagem de erro é só apertar a tecla F5 para atualizar a página):

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Diário de Corrida
3ª Corrida Cel. Pedro Dias de Campos
Sorocaba, por Luciano da Paz
 No domingo estivemos em Sorocaba participando da 3ª Corrida Cel. Pedro Dias de Campos, uma corrida do Batalhão da Policia Militar daquela cidade organizada pela AASP, por sorte o dia amanheceu ensolarado e a corrida teve a participação de 600 inscritos, vindo de várias cidades da região.

Segue abaixo a reportagem da Sorocaba Esportes e fotos do evento
Após uma semana toda de chuvas, o Sol voltou a brilhar e brindou os participantes da 3ª Corrida Coronel Pedro Dias de Campos com uma linda manhã para a prática desportiva . Na prova o grande Campeão Geral Masculino foi o atleta da equipe PeixePro de Sorocaba, Elionay Ferreira Correia, que fechou os 7km do Circuito nas imediações do 7º Batalhão de Polícia Militar de Sorocaba com o tempo de 24m02s, seguido de perto pelo atleta Albano Alves dos Reis da equipe Lord, que completou o circuito apenas 7 segundos atrás. A disputa pelo 3º lugar também foi acirradíssima, ficando para José Luciano da Paz, com o tempo de 24m11s, o terceiro degrau no pódio, seguido de muito perto por Juliano Aparecido do Nascimento, com 24m12s que, por sua vez, teve “em seus calcanhares” o 5º colocado, José Elias Leme Correa, com 24m15s, todos da equipe AASP/Adherminer. No Feminino a Campeã foi, mais uma vez, Soraya Vieira Telles, da equipe AASP/Adherminer, com o tempo de 29m04s, seguida por Jaqueline Rodrigues, do EC XV de Novembro de Itapetininga, com 30m26s, em 3º lugar chegou a atleta da equipe Peixe Pro, Cristina Barroso Macedo, que cruzou a linha de chegada com 31m02s, seguida pela atleta do 42º BPM/M, Silvana dos Santos Costa, com o tempo de 31m22s, e fechando o pódio chegou Andréa Soares Bonfim da Paz, com 31m47s. A Corrida foi a primeira do ano de 2011. A próxima prova em Sorocaba será a 8ª Corrida Ecológica do Rio Sorocaba, que já está com as inscrições abertas  e acontecerá no dia 27 de Março no Parque da Águas em Sorocaba. Corra para inscrever-se, pois as inscrições são limitadas.
Itapetininga, como sempre, esteve presente com 12 atletas representando a cidade e obtiveram as seguintes classificações: 

Jaqueline Rodrigues- 2ª colocada geral feminino
Andréa Soares Bomfim da Paz- 5ª colocada
José Luciano da Paz- 3º colocado
XV de Novembro
Willian de Lima- 10º colocado
Nilo de Oliveira- 32º colocado
José Boaventura- 88º colocado
Hélio Almeida- 90º colocado
Nelson Eduardo Amaral- 140º colocado
João Barros Ávila- 156º
Luiz Edmundo Camargo- 180º colocado
Paulo Cipriano Martins- 264º colocado
Francisco Geraldo da Silva- 288º colocado
A prova foi completada por 89 mulheres e 413 homens.





Mais fotos no link abaixo:


Fotos Sorocaba  Esportes

Os resultados oficiais estão no link abaixo:
http://www.aaspatletismo.com.br/resultadosDetalhes.php?id=238

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Corredores criam abaixo assinado contra mudanças na São Silvestre

As polêmicas envolvendo a São Silvestre continuam a todo vapor entre os corredores, que continuam mostrando insatisfação com a possível mudança de percurso para a próxima edição. Na prova do ano passado, os organizadores disseram que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não havia autorizado a mudança da chegada para o Ibirapuera e, se depender da comunidade de corredores, isso não deve acontecer.

Isso porque o advogado Cristiano Zart encabeçou um abaixo assinado se manifestando contra as alterações e agora conta com a colaboração de outros corredores insatisfeitos. “A ideia do abaixo assinado surgiu após trocar algumas mensagens com o blogueiro Harry Thomas Jr, por meio do twitter, bem como após verificar o descontentamento de parte das pessoas com a situação apresentada em 2010”, conta Cristiano sobre a entrega de medalhas antes da prova.

Zart diz que não estipulou um determinado número de assinaturas antes de tomar alguma providência, mas espera contar com a aprovação das pessoas até fevereiro, quando pretende contatar a Yescom. “Existe a informação de que haverá uma reunião com os representantes da Yescom, Casper Líbero e a Prefeitura de São Paulo no mês de fevereiro. Se o manifesto conseguir juntar assinaturas em número suficiente para se fazer ouvir, certamente que representantes poderiam comparecer e apresentar a opinião dos maiores interessados, os corredores”. Caso ainda não haja um número significativo, a petição deve se manter ativa até pelo menos o fim do ano.

O advogado expressa ainda o descontentamento com mudanças na São Silvestre, que segundo ele têm sido feitas sem consultar a opinião dos participantes. “A prova de atletismo mais importante do calendário nacional vem sendo “usurpada” de seu brilho com o passar dos anos. A corrida acontece num horário ruim para os atletas, mas “excelente” para as emissoras de TV”.

O abaixo assinado está disponível na internet no seguinte endereço: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N5269.Os interessados em participar devem cadastrar o nome completo e email (campos obrigatórios), além dos campos facultativos CEP, CPF, data de nascimento e comentários gerais.

Fonte: Webrun


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os Melhores maratonistas do Brasil
A Contra-Relógio publicou em janeiro o Ranking Brasileiro de Maratonistas, com uma listagem dos 20 melhores corredores e corredoras do país na distância em 2010, com base em informação da CBAt, mas que não estava atualizada. Essa lista não considerou os resultados de Curitiba e Recife, daí estarmos republicando aqui, com as devidas alterações.
OS MELHORES MARATONISTAS BRASILEIROS EM 2010
Masculino
1 Marilson Gomes dos Santos 02:08:46 Londres
2 Jean Carlos da Silva 02:15:24 Amsterdã
3 Solonei Rocha da Silva 02:15:45 Porto Alegre
4 Claudir Rodrigues 02:17:32 Buenos Aires
5 Adriano Bastos 02:17:42 Buenos Aires
6 Marcos Alexandre Elias 02:18:29 Buenos Aires
7 Sergio Celestino da Silva 02:19:38 Berlim
8 Marcos Antonio Pereira 02:20:15 Punta de Leste
9 Giomar Pereira da Silva 02:20:28 Rio de Janeiro
10 Joao Marcos Fonseca 02:20:44 Foz do Iguaçu
11 Eliezer de Jesus Santos 02:20:47 Rio de Janeiro
12 Claudir Rodrigues 02:21:16 Curitiba
13 Jose Everaldo da Silva Mota 02:21:28 São Paulo
14 Franck Caldeira Almeida 02:21:34 Recife
15 Jair Jose da Silva 02:21:47 Rio de Janeiro
16 João Marcos Fonseca 02:22:27 Curitiba
17 Jose Gutenbergue Ferreira 02:22:29 Rio de Janeiro
18 Paulo da Silva 02:22:31 São Paulo
19 Jose Rubens da Silva 02:22:32 Berlim
20 Valdir Sérgio Oliveira 02:22:42 Recife
Feminimo
1 Adriana Aparecida da Silva 02:32:30 Berlim
2 Rosângela Raimunda Faria 02:39:10 Buenos Aires
3 Marizete Moreira dos Santos 02:39:26 São Paulo
4 Michele Cristina das Chagas 02:39:41 Amsterdã
5 Marily dos Santos 02:41:38 São Paulo
6 Edielza Alves S. Guimaraes 02:42:47 São Paulo
7 Sirlene Sousa de Pinho 02:43:15 Rio de Janeiro
8 Sueli Pereira Silva 02:45:24 Rio de Janeiro
9 Conceição de Maria Carvalho 02:48:15 Porto Alegre
10 Ilda Alves dos Santos 02:48:57 Rio de Janeiro
11 Antonia Bernadete Lins Silva 02:49:55 Rio de Janeiro
12 Elizabeth Esteves de Souza 02:50:33 Rio de Janeiro
13 Marluce Queiroz Ferreira 02:50:51 Recife
14 Gisele Barros de Jesus 02:51:44 Rio de Janeiro
15 Janete Gomes Barbosa 02:52:16 São Paulo
16 Rosa Jussara Barbosa 02:52:23 Curitiba
17 Gisele Lisboa Ribeiro 02:52:31 Rio de Janeiro
18 Mary Emannuella da Costa 02:54:09 Rio de Janeiro
19 Luciana Beatriz de Lima 02:55:48 Curitiba
20 Ilaine Wandscheer 02:56:28 Porto Alegre

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011


Dicas da campeã Maria Zeferina Baldaia

Comer bem, e corretamente, é fundamental para ter um bom resultado nas provas. E não apenas antes e depois de uma competição. É importante ter uma alimentação balanceada no dia a dia. Maria Zeferina Baldaia, vencedora da São Silvestre, em 2001, e da Maratona Internacional de São Paulo, em 2002, abre o jogo e ensina como ela come.

Primeiro, você deve se preocupar com o que ingere corriqueiramente. Aposte nos carboidratos, que dão energia na hora de correr, e nos vegetais. "Sempre como arroz, feijão, legumes, verduras e carne, variando entre carne vermelha, frango e peixe. Também procuro diversificar os carboidratos, substituindo o arroz por macarrão ou polenta, por exemplo", revela a maratonista.

E, quando for correr, esses mandamentos não mudam muito. Apenas é necessário ter alguns cuidados extras. "Procure comer duas horas antes da competição e também dos treinos. Mas não mude muito a alimentação em relação à do dia a dia. Sempre monte pratos coloridos, mas tendo como base o que come todos os dias”, ensina.

Depois de correr, a dica é investir nas bebidas. "Tome muito líquido. Depois coma algumas frutas e não esqueça, novamente, os carboidratos."


Fast Runner

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Resultados da 8a Corrida Rural de Tatuí

A organização da corrida disponibilizou um "site" para divulgar o evento e os resultados. Legal, bela iniciativa que nós, aqui de Itapetininga, deveríamos copiar. 

Quem sabe neste ano o blog consegue participar e cobrir esse evento. Vamos fazer força para isso. 


Apoio:

A organização agradece a presença de todos os atletas, familiares, amigos e à população de Tatuí e região.

Confira abaixo a classificação por categoria
              


Em breve, disponibilizaremos as fotos desta grande confraternização


PrincipalFemininoInfantil MasculinoInfantil FemininoVeteranoMaster
Diário de Corrida, São Silvestre 2010

Na sexta-feira estive em São Paulo em meio a milhares de apaixonados pela São Silvestre para participar desta que é sem dúvida uma prova mágica, envolvente, é impressionante como uma corrida tão desgastante consegue reunir no último dia do ano uma enorme massa de pessoas, vindo de toda parte do Brasil e até de outros países e não estou falando de atletas que vieram para brigar pelo título de campeão, e sim de pessoas apaixonadas pela corrida, a tal ponto de viajarem várias horas e até dias para poder participar deste evento, muitos deixam de festejar a passagem de ano com a família só para poder satisfazer o desejo incontrolável de participar de uma São Silvestre, mas o que é que esta corrida tem de tão especial, se conseguíssemos entrevistar todos os participantes, tenho certeza que cada um daria um motivo diferente.

Lembro-me de minha 1ª em 2001 como se fosse hoje, antes da largada masculina eu na Av. Paulista presenciando o duelo na chegada entre a brasileira Maria Zeferina e a Keniana, o povo ovacionando o feito daquela até então humilde cortadora de canas é algo que carrego na minha memória até hoje.

Depois daquela cena, me posicionei na largada e corri os 15 Km com uma alegria tão grande, eu correndo, o povo nas calçadas aplaudindo todos os corredores, incentivando, as crianças tocando em nossas mãos nos dando força, é uma magia emocionante.

É verdade que hoje já não sinto a mesma emoção que senti nas minhas três primeiras participações onde eu corria somente por prazer sem me preocupar com resultado, a partir do momento que estabeleci como meta pessoal chegar entre os 50 primeiros colocados, aquela São Silvestre que eu amava, deixou de existir, hoje travo uma batalha enorme com o percurso, acho que dificilmente conseguirei realizar este sonho, continuarei tentando?

Talvez, só o tempo irá dizer.

Desta vez me preparei muito para atingir meu objetivo, consegui classificação para sair no pelotão de elite “C”, mas infelizmente tive um problema pessoal no mês de novembro que atrapalhou todo meu planejamento, a partir daquele ponto não consegui manter a motivação para continuar com o treinamento necessário para atingir a condição física ideal de poder completar a São Silvestre no tempo desejado.
Resultado, completei a prova em 54:42, ficando na 180ª colocação geral.
O lado bom é que como eu não tinha condições de brigar pela realização de meu sonho, pude correr a prova com a mesma alegria que corri a primeira, observando cada gesto no rosto dos corredores no percurso, a alegria do povo nas ruas aplaudindo, a emoção de presenciar um brasileiro corajoso, valente e determinado como o Marilson sendo pela terceira vez campeão desta prova que é sem dúvida a mais apaixonante do Brasil, apesar dos organizadores tentarem destruir um pouco da magia entregando as medalhas antes de se concluir a corrida.

Luciano da Paz

sábado, 1 de janeiro de 2011

Marilson vence a São Silvestre 2010

 Quatro anos depois, o Brasil voltou a comemorar o título da Corrida Internacional de São Silvestre. Marílson Gomes dos Santos conquistou o tricampeonato da prova nesta sexta-feira, com o tempo de 44min04s. No feminino, a vencedora foi a queniana Alice Timbilili, campeã de 2007, com direito a recorde.
Marílson havia ficado afastado por quatro anos, e agora se tornou o primeiro brasileiro tricampeão da São Silvestre na era internacional da corrida. Ele foi o vencedor também em  2003 e 2005.

UOL esportes
Os primeiros colocados