segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Projeto Caminhada:auxílio na prevenção de doenças

Site da Prefeitura Municipal de Itapetininga

Cidade Legal e Saudável


Projeto Caminhada: uma boa opção para este
verão e um auxílio na prevenção de doenças

projeto_caminhada
Com a chegada da estação mais quente do ano, aumenta o número de pessoas que procuram as academias, para se exercitar, melhorar o condicionamento físico, modelar seus corpos ou mesmo para que seja um auxílio no tratamento de doenças.

Médicos Endocrinologistas e outros especialistas recomendam a prática de alguma atividade física na prevenção de doenças, como é o caso da caminhada, uma atividade simples, eficaz e muito utilizada em tratamentos de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

Com o objetivo de complementar o tratamento de pacientes hipertensos, diabéticos e obesos atendidos pelo “Programa Hiperdia”, realizado pela Secretaria de Saúde e também trabalhar na prevenção de futuras doenças, a Administração Municipal implantou no ano de 2005 o “Projeto Caminhada”. 

Por meio do  projeto, pacientes encaminhados por médicos das UBS (Unidades Básicas de Saúde) três vezes na semana, realizam  caminhada, alongamento e atividades complementares com acompanhamento de fisioterapeuta, enfermeira e agentes de saúde. Além disso, durante todo o programa os integrantes do grupo passam por avaliações semestrais, onde recebem informações sobre doenças, formas de prevenção e orientações sobre atividades físicas para uma melhor qualidade de vida. 

Atualmente o “Projeto Caminhada” atende aproximadamente a 200 pessoas e é direcionado a pessoas de todas as faixas etárias que queiram participar das atividades e também, aos pacientes encaminhados pela Rede Municipal de Saúde para complemento de seus tratamentos. Os grupos do “ Projeto Caminhada” acontecem na UBS do Genefredo Monteiro, na UBS da Vila Rio Branco, no PSF do Distrito Rechã, no CAPS(Chapadinha), no PAS do  Jardim Bela Vista, nos PSF do Jardim Fogaça, na UBS da Vila Belo Horizonte e no PSF da Vila Arruda. 
Conforme a Secretaria de Saúde, é importante ressaltar que  o projeto só é possível ser desenvolvido com a parceria e auxílio da Secretaria de Esporte e Lazer, que colabora na organização das atividades desenvolvidas, disponibilizando também, Professores de Educação Física para o acompanhamento dos exercícios aplicados.

Os interessados em participar desta atividade podem obter outras informações em um dos grupos já existentes ou por meio do telefone: (15) 3376.9644

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e participação neste blog de corridas de rua.