segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dicas para melhorar a performance no frio

O frio chegou e muitos corredores investem nas baixas temperaturas para melhorar a performance. Para isso, é necessário tomar cuidados e conversar com seu treinador. Gripes, resfriados e lesões podem interromper seu treinamento por semanas e a chance de estar mais condicionado quando o calor chegar diminui.

Assim como em temperaturas altas, os cuidados começam desde a compra da roupa ideal até o pós-treino. Só não tenho um antídoto para fazer o corredor sair de debaixo das cobertas.


Roupa - Escolha agasalhos que tenham fleece, tecido com função de manter o corpo aquecido, sem bloquear a transpiração. É leve e pouco volumoso, confeccionado de forma a criar camada de isolamento térmico perfeita para atividades em ambiente externo.

Aquecimento - Faça um trote no mesmo ambiente onde treinará para ajustar progressivamente a temperatura corporal. Esse aquecimento deve ser feito com várias camadas de roupa (como uma cebola), para não se expor subitamente às mudanças de temperatura. Ao iniciar o treino, tire as camadas aos poucos, na medida em que se acostumar com o clima. Ao terminar, se vista novamente o mais rápido possível.

Performance - As temperaturas mais amenas trazem possibilidade para incrementar o desempenho. Converse com seu treinador sobre a possibilidade de aumentar os treinos longos para melhorar resistência aeróbia e capacidade aeróbia, responsável pelo melhor aproveitamento de oxigênio. E também os treinos de qualidade como, por exemplo, intervalados e de limiar anaeróbio. Os níveis de resistência e força estarão melhores quando a temperatura voltar a esquentar.

Lesões - Cuidado: a sensação subjetiva de fadiga diminui durante o treino em temperaturas baixas. Parece que o corpo é mais capaz, o que pode levar o atleta a ultrapassar seus limites de resistência. Tenha bom senso para não se lesionar.

Respiração - Preste atenção, porque ela vai mudar. Quando há diferença entre a temperatura do ar e do corpo, não é possível aquecê-lo e umedecê-lo totalmente. O ar gelado também aumenta produção das secreções respiratórias, podendo causar alguma congestão nas vias aéreas, que afetam a mecânica da respiração.

Hidratação - A ingestão de líquidos diminui devido ao processo conhecido como “redução do reflexo de sede”. Isso reforça ainda mais a desidratação. Portanto, não deixe de beber líquidos mesmo que não sinta tanta sede como em temperaturas mais altas.

Imunidade - Ao finalizar o treino, há uma queda da imunidade, que é uma reação natural do corpo. Por isso, é muito importante trocar por roupa seca. Proteger o corpo com roupas quentes ajuda a manter a temperatura corporal. Mas para isso, não é necessário se encapotar. Uma simples camiseta seca e um moletom já é o suficiente. Lembre-se: o calor é gerado pelo corpo e não pelas roupas.

Alimentação - No frio, a sensação de fome é maior, porque o organismo gasta mais energia para produzir calor e manter a temperatura corporal em torno dos 37° C e ocorre a perda do calor interno para o ambiente externo. Como consequência, o organismo sinaliza que precisa de mais alimento, aumentando a sensação de fome. A fonte mais rápida de energia vem dos carboidratos e da gordura, que neste caso tem a função de ser preservada em função de atuar como isolante térmico. O principal problema está no quanto é preciso comer a mais, sem desequilibrar a balança. Para não perder as estribeiras, consulte seu nutricionista.

Quando o frio realmente apertar, pense que vencer este obstáculo irá melhorar ainda mais o desempenho nas corridas. Talvez essa seja a motivação quando estiver, pelas manhãs, debaixo das cobertas ou no fim da tarde com receio de encarar o frio.

Aulus Sellmer


Consultor Webrun da seção Dicas de Treinamento. É treinador de corrida, esportes de aventura e personal training. Atualmente é proprietário da assessoria esportiva 4any1, coordenador do departamento Outdoor da rede de academias Competition SP, e colaborador da Rádio Eldorado com boletins diários sobre qualidade de vida e atividade física Sites: www.4any1.com.br e www.twitter.com/aulussellmer
Blog: www.territorioeldorado.com.br/qualidadedevida E-mail: aulus@4any1.com.br

domingo, 30 de maio de 2010

Semana complicada

Tive uma semana complicada. Em termos de corridas foi muito improdutiva, fazia tempo que não deixava de treinar. O certo é não passar 02 dias de descanso, já percebi que depois desse tempo você vai se acomodando e acaba não treinando. Mas hoje vou fazer um ritmado básico na marginal, o tradicional 10K só para sentir o corpo e retomar os intervalados e fartleks.

sábado, 22 de maio de 2010

Correndo sobre as águas

“Há um novo esporte criado por algumas pessoas, em que, basicamente, uma pessoa corre na superfície da água. Pode parecer absolutamente impossível, mas é verdade. O esporte é chamado de Liquid Mountaineering, ou montanhismo líquido. Existem algumas indicações históricas que sugerem que este esporte foi criado pelos gregos, mas agora é recriado e é uma das atividades mais interessantes já vistas nos últimos tempos.

O esporte consiste em correr sobre a água. A ciência nos diz que, com o ângulo e a velocidade certa qualquer um pode correr sobre a superfície da água, por um tempo determinado, antes de afundar. O exemplo perfeito é o de uma pedra que quando atirada com a velocidade, rotação e ângulo certo, ela começa a saltar na água e tocar a superfície várias vezes antes de afundar. Se pudéssemos seguir a mesma velocidade, rotação e ângulo da pedra poderiamos pular sobre a água também.

As coisas necessárias para o Liquid Mountaineering são; sapatos de corrida de qualidade com solas de borracha, clima de inverno, lago congelado e um bom ponto de entrada para o lago. Tudo que você tem a fazer é começar a correr para o banco do lago e continuar correndo com velocidade cada vez maior em cada passo em um ângulo que ao invés de bater na água com o pé inteiro de uma vez, o pé deve roçar a superfície da água começando pelo calcanhar até os dedos dos pés. O processo pode ser aperfeiçoado com a prática, mas é definitivamente possível fazer de 3 a 4 passos na superfície antes de afundar. ”

Fonte: Liquid Mountaineering
Comentário do Blog: Eu mal consigo correr no asfalto.



Se eles treinarem com o carinha abaixo, garanto que vão melhorar a performance.
O mais complicado é achar uma águia "tamanho família"
para ganhar motivação.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Pesquisa

O que mais atrapalha o seu treino?



comunidade do Orkut : JUST RUN! Corrida é tudo!   em 18/05/2010

Pequisa realizada na comunidade sobre corridas que participo no Orkut. Preguiça e contusões lideram, entre os corredores (da comunidade), como problemas para treinar normalmente.

Vida Na Raia, Jean Galvão, Runner's World Maio de 2010

domingo, 16 de maio de 2010

Diário de Corrida, por José Luciano da Paz

3a. Corrida Solidária em Tatuí
(Foto: Tal pai, tal filha)
Neste domingo estivemos em Tatui participando da 3ª Corrida Solidária, o clima estava agradável, acredito que o evento contou com a participação de mais de duzentas pessoas na corrida de 5 Km pelas ruas do centro de Tatui, mais uma vez um evento muito bem organizado pela Secretaria de Esportes daquela cidade que além de se preocupar com a questão de qualidade de vida para os moradores incentivando a prática esportiva, ainda contribuiu com a situação dos menos favorecidos cobrando como taxa de inscrição um agasalho em bom estado para serem doados para Entidades Assistenciais, lógico que os participantes contribuiram de forma maciça, Itapetininga participou no evento com 9 atletas, são eles:

Andréa Soares Bomfim da Paz- 1ª posição geral feminina
Willian de Lima- 2ª posição geral masculina
José Luciano da Paz- 4ª posição geral masculina
Aline Bomfim da Paz
Milton Arantes Galvão
Salvador Emilio de Campos
Paulo Cipriano
Infelizmente não consegui a classificação de todos, também fico devendo os nomes de 2 atletas de Itapetininga, peço desculpa a eles por essa falha, afinal nossa cidade não tem tantos atletas assim e como amante da corrida eu teria obrigação de conhecer todos os corredores da cidade, mas eu vou tentar corrigir isso.
Novamente deixo aqui meus parabéns para os organizadores do evento em Tatui e um especial para o empresário James Bartolone Miranda, dono da Tatui Elegante e Zaith uma loja de artigos esportivos, que em todas as corridas em que participei na cidade de Tatui e também em Quadra, presenciei a ação desse cidadão doando brindes e premiações para os paricipantes do evento, parabéns a todos.
José Luciano da Paz

Comentário do blog:
O Luciano não tem que se desculpar (os atletas que participaram poderiam deixar os nomes aqui, teremos o maior prazer em publicar), o blog e seus leitores agradecem suas informações, caracterizando o que é um blog, feito por colaboração, independente e por pessoas da própria comunidade. Quando este blog depende de informação oficial, nem sempre ela chega e quando chega, está muitíssima atrasada. Até agora não sabemos a classificação da última corrida do Circuito Pé no Chão no ginásio Ayrton Senna, em 1o de maio. E o blog divulga as datas, publica fotos, vídeos. A imprensa tradicional que recebe essas informações publica só algumas poucas linhas sobre Corrida de Rua e atletismo.

Corrida em Tatuí: premiações

1)Atletas premiadados: Luciano, Andrea e Willian 




 

 2)Confraternização dos atletas


 




3)Premiação Feminina






4)PremiaçãoMasculina

Corrida em Tatuí: Superação



intervalado, treino de velocidade

Intervalado para ganhar velocidade
Quando comecei a treinar gostava de fazer muitos "longões" e também os treinos ritmados. Conversando com atletas mais experientes do XV de novembro e outros que correm de forma avulsa, eles disseram que eu já tinha resistência, mas precisava fazer treinos de velocidade. Sinceramente são treinos para quem está em boa forma porque é puxado, mas vale a pena. A gente aos poucos vai ganhando velocidade. E logo queremos dar até uns passos a mais (com moderação) aumentando os objetivos (e não apenas correr para não engordar). Isso é bom, motiva a gente para levantar de manhã e cair no asfalto, mesmo nesse frio que começa aparecer.


Abaixo segue um artigo do treinador Renato Dutra sobre o assunto. É bom ler e ouvir quem entende. Sempre faço isso.

intervalado, por Renato Dutra

Corredores que fazem treino intervalado precisam ficar atentos a uma armadilha: ficar parado durante o intervalo de esforço, esperando se recuperar para o próximo estímulo.

O treino intervalado caracteriza-se por uma alternância de períodos de esforço empregando uma intensidade mais alta e outra mais baixa. Exemplo: três minutos em ritmo forte (90% a 100% freqüência cardíaca máxima), seguidos por dois minutos trotando leve (60% a 70% da freqüência cardíaca máxima). É uma estratégia de treinamento muito utilizada por corredores mais condicionados, pois permite realizar uma quantidade maior de estímulo em alta intensidade. Em vez de correr apenas 7 ou 8 minutos em alta intensidade de forma contínua, o treino intervalado possibilita que o atleta duplique ou triplique este tempo, o que aumenta a força do estímulo para melhorar o condicionamento. Mas ocorre que muita gente simplesmente para de se movimentar no intervalo de recuperação entre os períodos de alta intensidade. Isso não é bom. Manter um ritmo bem leve entre os intervalos mais intensos favorece a recuperação para o próximo período em alta intensidade. Além disso, os músculos em movimento são fundamentais para que o sangue se mantenha em circulação, fazendo-o retornar até o coração. Ficar parado atrapalha este processo, acarretando stress cardiovascular.

A orientação é: diminua o ritmo, mas não pare. Ande, se necessário, mas mantenha-se em movimento durante todo o intervalo de recuperação. Da mesma forma que o corpo leva um tempo para elevar a freqüência cardíaca e outras funções fisiológicas para ajustar-se ao aumento da intensidade, o inverso também é verdadeiro.

Por Renato Dutra(revista veja on line)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Retorno às pistas

O Atleta itapetiningano Luciano que treinava intensamente para participar da Maratona de São Paulo, seu objetivo máximo, acabou se machucando na etapa final de treinamentos. Mas ele já está de volta às pistas e ao blog, pois além de correr colabora e muito com as informações "in loco" das diversas competições de que participa.

Diz Luciano:"--Graças a Deus já voltei aos treinamentos depois de 22 dias de molho. Bem da verdade, não fiquei completamente parado, eu fazia de trinta a quarenta minutos de corrida leve a cada dois dias para não ter uma queda muito grande no meu rendimento, já que minha lesão só incomodava nos treinamentos de velocidade, e essa tática deu certo, pois ontem (dia 08 de maio, sábado ) fui para Sorocaba participar da Corrida Noturna do Circuito Sesc, me inscrevi na prova de 5 Km e consegui a terceira colocação geral e minha esposa participou dos 10 Km (foto) também conseguiu a terceira colocação geral, choveu bastante antes, durante e depois da corrida, mesmo assim a prova de 5 Km teve 483 concluintes e na prova de 10 Km, 487 corredores completaram a prova, minha filha também participou da prova de 5 KM.
A Equipe do XV de Novembro esteve presente no evento, mas não consegui conversar com eles a respeito da participação de cada um, abaixo segue o link com os resultados da prova. http://www.cronoserv.com.br/resultados_info.asp?calendario_chv=511
No próximo domingo participarei da Corrida Solidária em Tatui, espero repetir o mesmo desempenho do ano passado quando ganhei a corrida."

Parabéns à família de atletas, belo exemplo.

terça-feira, 11 de maio de 2010

atletismo casi

3º Circuito de Atletismo no Casi

Neste último sábado, dia 08 de maio, aconteceu no estádio do Casi o 3o Circuito de Atletismo promovido pela Secretaria Municipal de Esportes. Várias escolas, atletas de Itapetininga e região estiveram presentes participando de várias competições como os 100 metros, 5000 metros , salto em distância e arremesso de peso.
É muito interessante esse tipo de evento onde nossos jovens atletas têm a oportunidade de ganhar experiência e aprimorar mais suas técnicas de corrida.

Peço desculpas aos leitores do blog por não ter mais detalhes do resultado das demais provas, são informações que dependem da Assessoria de Imprensa da Prefeitura que nem sempre chegam a este veículo de comunicação.

5000 metros, masculino e feminino

Masculino
1) Jorge A Valério, Cerquilho, 18 minutos
2) Eronildes Santos, Cerquilho, 18,17 minutos
3) Fernando H fogaça, S Miguel Arcanjo, 18,57 minutos
4) Carlos Natan, S Miguel Arcanjo, 19,50 minutos


Feminino
1) Camila França, 24,20 minutos
2) Lucimara Santos, 27,20 minutos
3) Mayara Stefani, 28,11 minutos

Várias competiçoes

100 m feminino chegada

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Corrida em Sorocaba


Campari Run, dia 23 de maio, em Sorocaba

Em Sorocaba, domingo (23), às 8h30 na Fábrica da Campari, acontece a Campari Run, corrida solidária que irá arrecadar doações e alimentos para entidades da cidade.

Pela primeira vez, a Campari do Brasil, em parceira com a AASP (Associação de Atletismo Santi Pigoretti) organiza em Sorocaba uma corrida de rua solidária. A expectativa é reunir 800 participantes que podem optar por correr 5 km ou 10 km, ou realizar a caminhada de 3 km.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever pelo site www.aaspatletismo.com.br até 10 de maio ou até o final das vagas, o que ocorrer primeiro. A retirada do kit acontecerá na fábrica da Campari em Sorocaba, em 21 e 22 de maio, das 14h às 18h, e no dia da corrida, das 6h30 às 7h45.

Como parte do trabalho voluntário dentro do projeto "Educa Campari", a empresa fará a doação integral do valor das inscrições, por meio de aquisição de equipamentos e/ou utensílios, para a Ala Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. Além deste gesto, a empresa sugere a todos os participantes e colaboradores da Campari do Brasil a doação de 1kg de alimento não perecível - a quantidade arrecadada será doada a três instituições da cidade: Casa do Menor de Sorocaba, Lar São Vicente de Paula e Educandário Bezerra de Menezes.

A prova terá sua largada às 8h30, na fábrica da Campari, Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, km 80, partindo da entrada do Refeitório Gaspare Campari, passando pelo pátio de distribuição, estação de recuperação de barris, armazéns de embalagens e produtos acabados, e saindo para o percurso externo pelo Castelo Campari. Deste ponto, os participantes da modalidade de 5 km seguem pela Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, os inscritos na opção 10 km seguem sentido Av. Dom Aguirre (marginal) e os participantes da caminhada percorrerão mais 100 metros externos da Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, em frente ao lago da fábrica, totalizando os 3 km, onde também todos finalizarão as provas.

Os cinco primeiros colocados, masculino e feminino, das duas categorias de corrida (5km e 10km) receberão troféus e prêmios, totalizando o equivalente a R$ 13.200,00.

Logomarca: Divulgação
Equipe VIVAcidade

Local e Endereço: Fábrica da Campari - Av. Sadrac Arruda, sn
Bairro: Jd. Gonçalves
Região: Zona Industrial-Administrativa
Cidade: Sorocaba
CEP: 18016-460
Telefone: (15) 3238-1200
Telefone: (15) 3238-1200

domingo, 2 de maio de 2010

3ª Corrida Solidária será no dia 16 de maio-Tatuí

A 3ª edição da Corrida Solidária, em prol da Campanha do Agasalho 2010, está prevista para acontecer no domingo, 16 de maio, com dois quilômetros de caminhada, às 9h, e cinco quilômetros de corrida, às 10h, com saída e chegada na Praça da Matriz. As inscrições, que seguem até o dia 14 de maio, são gratuitas para ambas as categorias (feminina e masculina), e podem ser feitas através do e-mail dmeesportestatui@ig.com.br, com o envio dos dados: nome completo, data de nascimento, número de identidade (RG) e cidade. No dia do evento, o atleta deve doar um agasalho em bom estado.Desde 2008, a corrida tem dado início à campanha do agasalho no município. A prova tem organização do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), que coordena a campanha, e da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, através do Departamento Municipal de Esportes.A corrida é aberta a todos que quiserem participar, no entanto, atletas menores de dezesseis anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais no Departamento Municipal de Esportes (DME).Haverá troféus para os cinco melhores classificados nas categorias: masculina e feminina. Todos os participantes receberão medalhas. Maiores informações podem ser obtidas no DME, localizado na rua professor Oracy Gomes, 599, ou pelo telefone: (15) 3251-4844.

Maratona de SP, transmissão na Globo a partir das 8H10 minutos

Atletas de itapetininga estarão participando


A 16ª Maratona Internacional de São Paulo, que será disputada neste domingo, com largadas a partir das 8h10, na Avenida Jornalista Roberto Marinho, no Brooklin, tem um objetivo definido: melhorar a marca que já garante a prova ser a mais rápida da América do Sul: 2h11min19s, tempo obtido por Vanderlei Cordeiro de Lima, na edição de 2002. A competição reunirá o recorde absoluto de 20 mil inscritos em todas as suas modalidades e a maratona terá transmissão pela TV Globo para todo o Brasil e para mais de 140 países pela Globo Internacional.

Apesar de São Paulo ficar a cerca de 750 metros de altitude em relação ao nível do mar, o que teoricamente não favorece as corridas de longo percurso, a prova paulistana tem seis das dez melhores marcas já obtidas no Brasil, segundo levantamento feito nos últimos cinco anos (de 2005 a 2009). Além de São Paulo, o levantamento levou em consideração outras provas reconhecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt): Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Foz do Iguaçu e Florianópolis (cancelada em 2010).

Fonte : portal da corrida

sábado, 1 de maio de 2010

Corrida do Trabalhador, Projeto Pé no chão, o filme

mais fotos da corrida clicar aqui

Corrida do Trabalhador, Projeto Pé no chão II

Como sempre as crianças são uma motivação a mais para esse tipo de evento. Mais medalhinhas ajudariam. Parece que tinha poucas medalhas. Minha prima Talita participou e não conseguiu pegar uma para ela. Acabei dando a minha, pois quando essa menina nasceu, tinha "sopro no coração", nunca entendi direito o que isso significa, só sei que não é coisa boa. Hoje ela correu normalmente com outras crianças, totalmente recuperada, aos 13 anos. Então ela merece muito mais a medalha do que eu. Tenho certeza que a Prefeitura não vai onerar mais seu orçamento se disponibilizar mais medalhas nas próximas competições.

Corrida do Trabalhador, Projeto Pé no chão III



Professora Márcia e alunos da Escola Ernestina. Aos poucos e com muita dedicação da professora, a Escola vai montando sua equipe de atletismo. Por isso a importância dessas competições locais.