domingo, 16 de maio de 2010

intervalado, por Renato Dutra

Corredores que fazem treino intervalado precisam ficar atentos a uma armadilha: ficar parado durante o intervalo de esforço, esperando se recuperar para o próximo estímulo.

O treino intervalado caracteriza-se por uma alternância de períodos de esforço empregando uma intensidade mais alta e outra mais baixa. Exemplo: três minutos em ritmo forte (90% a 100% freqüência cardíaca máxima), seguidos por dois minutos trotando leve (60% a 70% da freqüência cardíaca máxima). É uma estratégia de treinamento muito utilizada por corredores mais condicionados, pois permite realizar uma quantidade maior de estímulo em alta intensidade. Em vez de correr apenas 7 ou 8 minutos em alta intensidade de forma contínua, o treino intervalado possibilita que o atleta duplique ou triplique este tempo, o que aumenta a força do estímulo para melhorar o condicionamento. Mas ocorre que muita gente simplesmente para de se movimentar no intervalo de recuperação entre os períodos de alta intensidade. Isso não é bom. Manter um ritmo bem leve entre os intervalos mais intensos favorece a recuperação para o próximo período em alta intensidade. Além disso, os músculos em movimento são fundamentais para que o sangue se mantenha em circulação, fazendo-o retornar até o coração. Ficar parado atrapalha este processo, acarretando stress cardiovascular.

A orientação é: diminua o ritmo, mas não pare. Ande, se necessário, mas mantenha-se em movimento durante todo o intervalo de recuperação. Da mesma forma que o corpo leva um tempo para elevar a freqüência cardíaca e outras funções fisiológicas para ajustar-se ao aumento da intensidade, o inverso também é verdadeiro.

Por Renato Dutra(revista veja on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e participação neste blog de corridas de rua.