Crédito da imagem: Getty Images
Lopez Lomong tem uma história pessoal incrível, mas na última semana o atleta adicionou um capítulo cômico à sua trajetória de vida. Especialista na prova dos 1.500 m, o fundista nascido no Sudão competiu pela primeira vez nos 5.000 m, em um esforço para melhorar seu desempenho em longas distâncias, mas acabou errando a contagem das voltas e deu o sprint final antes do tempo.
Lomong disparou na frente e quando passou a linha de chegada reduziu o ritmo, pronto para respirar e celebrar a vitória, quando foi avisado por oficiais de pista e pelo próprio público que ainda tinha mais uma volta para correr. “Eu meio que errei o cálculo das voltas”, desculpou-se após a prova realizada na Califórnia, no último domingo. “Acho que eu dormi durante todo o tempo e não sabia o que estava acontecendo. Então alguém me falou ‘você ainda tem mais uma volta’”.
O resultado do equívoco foi o melhor tempo do ano na prova dos 5.000 m, com 13m11s63.
Veja o vídeo ao lado (em inglês):
A história de vida do atleta é notável. Nascido no Sudão, Lomong foi sequestrado por forças rebeldes durante a guerra civil no país e com apenas seis anos de idade fugiu de um campo de concentração por um buraco na grade. Na companhia de outras três crianças, o grupo correu durante três dias até serem resgatados no Quênia. Exilado nos EUA, começou a praticar provas de fundo no atletismo e competiu nos Jogos de Pequim-2008, onde foi porta bandeira dos Estados Unidos.
Muito bom! Isso nos mostra que às vezes deixamos de arriscar um pouco mais e superarmos nossos limites. Esse exemplo serve para todos os aspectos da vida. Essa é a lição que levo desse atleta.
ResponderExcluirFábio Luiz Rocha Camargo.
É verdade Fábio. Mas é bom respeitar os limites também.
ResponderExcluir