domingo, 13 de maio de 2012

SporTV Repórter lembra surgimento e sucesso do método Cooper

O norte-americano Kenneth Cooper é o criador da ideia que transformou os conceitos aeróbicos e ajudou a Seleção Brasileira a ser tricampeã no México

Por SporTV.com Rio de Janeiro

 
São cerca de 25 milhões de corredores no Brasil. Os especialistas estimam que a corrida terá, um dia, mais praticantes do que o futebol. E foi exatamente o esporte mais popular no país que chamou a atenção para esta atividade física. Em 1970, ano em que a Seleção canarinho foi tricampeã mundial, o Brasil ganhou a Copa fazendo cooper.
Pioneiro da medicina preventiva, o norte-americano Kenneth Cooper é o criador da ideia que transformou os conceitos aeróbicos. Um sobrenome que virou substantivo no Brasil: fazer cooper se transformou em sinônimo de correr. O 'SporTV Repórter' foi aos Estados Unidos entender a filosofia de corrida que se espalhou pelo mundo. Com 82 anos, o médico explica, em entrevista exclusiva, a fórmula da longevidade: musculação, caminhadas e exercícios diários.

- Quando as pessoas se aposentam, os custos com saúde aumentam rapidamente, a qualidade de vida diminui e elas abreviam suas vidas-  disse em entrevista ao programa.
Cooper SporTV Repórter 2 (Foto: Reprodução/SporTV)
Com 82 anos, Cooper mantém uma rotina diária de
exercícios  (Foto: Reprodução/SporTV)
Na Copa de 70, o método transformou jogadores de futebol-arte em atletas e levou a Seleção Brasileira ao tri. Carlos Alberto Parreira, preparador físico da equipe na ocasião, relembra que a preparação feita com os jogadores foi essencial para a conquista no México e destaca a importância do trabalho individualizado na técnica criada pelo médico.
- Tudo o que é implementado na Seleção Brasileira tem uma repercussão muito grande. O método de Cooper ganhou fama mundial, internacional - explicou Parreira.
- No começo, parecia que a Seleção Brasileira estava fazendo propaganda de uma coisa nova e realmente era. E a partir dali foi uma loucura. Aonde a gente ia, qualquer lugar que se passava, tinha gente correndo - relembra o capitão Carlos Alberto Torres.
Michael Johnson, um dos homens mais rápidos do atletismo, também se beneficiou com o método. O recorde mundial dos 400m estabelecido por ele no Mundial de Sevilha já dura 13 anos. Além disso, o atleta era paciente do Dr. Cooper quando se tornou tetracampeão olímpico em Sidney, em 2000.

- Eu acho que a contribuição dele com relação ao condicionamento físico nesse país e ao redor do mundo tem sido fenomenal. Muito significante - elogiou Johnson.

O vídeo completo do programa está neste link abaixo:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-reporter/noticia/2012/05/parreira-credita-tri-mundial-em-70-ao-metodo-cooper-deu-muito-resultado.html

2 comentários:

  1. Excelente reportagem meu amigo José Luiz.
    Rapaz, que saudades de participar de uma corrida!! kkkkkk já estou com abstinência.
    Grande Abraço
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa seleção foi completa em tudo. Achei interessante saber que foi através da preparação dela que a corrida sofreu um grande impulso no Brasil.

      Correr realmente é um vício, quando fico sem treinar sinto que até meu humor muda. Mas é um excelente vício.

      Enquanto não tem provas o negócio é dar uma variada nos treinos, procurar novos trajetos. Eu faço muito isso. Até mais.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário e participação neste blog de corridas de rua.