sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vida (depoimento), por Djalma Lucio


Vida
Aos leitores do blog quero deixar uma mensagem, ou seja, uma passagem de minha vida, para que sirva de sinal de como o esporte é o caminho. Pratico esportes desde meus 15 anos. Iniciei jogando futebol e por influência de meu pai sempre pratiquei corrida, e mesmo treinando continuamente  nunca participei de provas, mesmo porque, utilizava a corrida para manter a forma física.
Em 2009, aos 43 anos, fui diagnosticado com uma tuberculose, iniciando imediatamente o tratamento. No inicio de 2010, como os medicamentos que estava tomando não  faziam efeito, fui encaminhado por um sobrinho médico para a cidade de Botucatu-SP, onde tive a triste noticia que estaria também com câncer de linfoma já em estágio avançado. Cheguei a emagrecer na época 25 quilos. Sem muito tempo para pensar comecei meu tratamento recebendo quimioterápicos  num período de 18 meses, mas sem faltar apoio de meus muitos amigos e de minha família. Ao final de 2011 recebi a noticia  que estaria apto a fazer o transplante de medula óssea. Tentei por duas vezes realizar esse procedimento autólogo na cidade de Jau, aonde fiquei por 20 dias, mas não tive sucesso. Retornando a  Botucatu,  tive a alegria e a felicidade de ser informado pelos médicos que, a partir de fevereiro de 2012 estaria fazendo a manutenção e a prevenção da doença, pois a mesma estava estabilizada. Nesse período de tratamento fiquei internado 64 dias, onde pude refletir e orar muito  pedindo a Deus por mim, meus familiares e amigos, pois o que eu mais queria naquele momento era poder um dia estar junto a eles novamente. A mensagem que tenho a passar, na realidade veio de uma Médica, que  sempre acompanhou meu caso:

“Sua recuperação deve-se primeiro a Deus, que pode mostrar o caminho a ser seguido por nós médicos, a sua família e amigos que sempre estiveram junto a você, a sua fé, e principalmente a maneira de como você tratou de sua saúde em seu dia a dia, e a principal delas foi nunca ter fumado, pois se fosse fumante com certeza não teria saído dessa, pois seu pulmão não resistiria,  por isso o esporte foi o primordial em sua recuperação”.

Por isso eu digo evite sempre cigarros e bebidas alcoólicas, pois lá na frente um dia você vai agradecer.
Valeu.
Djalma Lucio

Djalma Lucio Monti da Silva, 45 anos, Contador, Administrador de Empresas, Diretor do Esporte Clube XV de Novembro de Itapetininga, Casado, tem dois filhos, Mariah e Caio. Filho do atleta  Francisco Geraldo da Silva (Ficão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e participação neste blog de corridas de rua.