sábado, 20 de março de 2010

Guia da CORRIDA PERFEITA
Antes dA LARGADA

"Na noite anterior, espalhe tudo de que precisará em uma cama ou no chão", diz Greg McMillan, técnico de atletismo no
Arizona, EUA. Com várias horas até o início da prova, você poderá pensar com clareza sobre o que realmente gostaria
de ter com você na hora da corrida. (Veja a imagem ao lado do "listão").

SÓ COM A ROUPA DO CORPO

Não deixe seus pertences com os organi­zadores da prova para não ter a chatea­ção de recolhê-Ias depois da corrida. Se precisar guardar sua bolsa em uma ten­da, não deixe nada de valor nela, como a carteira ou as chaves . "Noventa e no­ve por cento dos pertences são devolvi­dos aos corredores", afirma Dave Mc­ Gillivray, diretor da Maratona de Boston. "Mas 1 % acaba se perdendo."
DEIXE O NÚMERO À MOSTRA

Embora a maioria das corridas seja cro­nometrada com chips, você ainda deve vestir seu número de inscrição. "Ele mostra aos organizadores que você foi regis­trado e deve ficar visível o tempo todo", diz Cliff Bosley, diretor da 10 km The Bolder Boulder, no Colorado. Prenda-o na parte frontal da camiseta com quatro alfinetes para que fique firme no lugar.

DEIXE SUA CHAVE EM SEGURANÇA

Esconda a chave do carro - a chave, no singular! - em um lugar seguro, que não seja a porta do tanque de gasolina, o pneu ou um porta-chaves embaixo do carro. Se ela for uma daquelas grandonas eletrônicas, use a chave reserva e colo­ que-a em um bolso com zíper, amarre-a ao seu tênis ou use um porta-chaves pre­so ao short (ou tênis). Você também po­de deixar suas chaves com um amigo que esteja assistindo à corrida.

LEVE UMA GRANA

Lei de Murphy: se você tiver dinheiro pa­ra uma emergência, não precisará dele. Se não tiver, com certeza precisará. En­tão leve uma nota de 20 reais no bolso interno do short ou dentro do tênis.

PROTEJA-SE
(comentário do blog: neste item tenho minhas dúvidas)

Não são um primor estético, mas sacos plásticos de lixo o mantêm aquecido e seco. "Faça um buraco para a cabeça e deixe os braços do lado de dentro", ensi­na Bret Treier, co-diretor da Maratona Road Runner Akron, em Ohio.

NÃO SE ESQUEÇA DO PAPEL HIGIÊNICO!

Quanto maior a fila do banheiro quími­co, maiores as chances de o papel higiê­nico acabar. "Então traga o seu", aconse­lha Rod DeHaven, maratonista olímpico em 2000.

TENHA BOM SENSO!

Se você tem mesmo que usar uma fanta­sia, como aqueles que correm a São Sil­vestre, "certifique-se de que não se esten­da além de seu corpo para não atrapalhar os outros corredores", pede Bosley. Maca­cão do Elvis, ok. Capa? Não.

O MELHOR AQUECIMENTO
Aqueça correndo aproximadamente 1 km do trajeto da corrida para ter uma noção do que o espera. Se não for possível, faça esse aquecimento em uma rua ou calça­ da próxima, mas não em um gramado. O orvalho da madrugada pode ensopar o tênis e as meias.

NA HORA CERTA, NO LUGAR CERTO

Não seja o primeiro a chegar: o tempo extra de espera irá deixá-lo mais ansioso. Fique de olho no relógio e nos corredo­res que vão se agrupando atrás da larga­da. Só então junte-se a eles. Muitas corri­das têm sinais indicando onde os corredores devem ficar, de acordo com as faixas de ritmo. Sua prova não tem? En­tão, se deve correr 42 km em mais de quatro horas, não cole nos quenianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e participação neste blog de corridas de rua.