sábado, 13 de março de 2010

O campeão Ninho já faz falta...

Reportagem Jornal Correio de Itapetininga on line Edição 252

Itapetininga, por grande número da população, começa a sentir fortemente a ausência de Ninho em competições internacionais de natação. Frederico Wernner Kraft Filho, carinhosamente conhecido como Ninho, declarava em entrevistas a imprensa falada e escrita que pretendia praticar e competir esportivamente até atingir seu centenário de existência. “Ai então cessarei minhas atividades em natação, deixando meus exemplos para a posteridade”. Infelizmente a pretensão de Ninho foi interrompida pelos desígnios do destino, falecendo precocemente e saudável aos 72 anos, nesta última sexta-feira, causando impacto na comunidade, principalmente entre esportistas e milhares de pessoas que foram seus alunos nas escolas locais. Todos agora que se sentem órfãos de sua alegria, bondade, ânimo e o incentivo que ele sempre inculcava a todos para prática imediata da natação.
Foi com esse esporte aquático dos mais sadios, que Ninho se consagrou e tornou sua cidade natal bastante conhecida e respeitada em localidades brasileiras e estrangeiras, onde competiu quando jovem e posteriormente na categoria Máster.
Para chegar a conquista, recentemente, de 1000 medalhas, como lídimo campeão, Ninho aprendeu sua técnica de nadar, iniciando a prática nas águas barrentas do chá, no terreno de Gino Rosa, hoje progressista e bela Vila Rosa, depois na lendária “cachoeirinha”, localizada na área onde se encontra a Nishimbo do Brasil e depois nas águas caudalosas do “Carrito”, próximo ao recinto de exposições. Eram memoráveis exercícios de natação, e com isso aperfeiçoando sua forma física naquele esporte.
Completando seu aprendizado tornou-se pupilo, e dos mais aplicados, do legendário atleta Brasilino, craque de futebol e um dos melhores nadadores da região de Itapetininga. Foi na piscina do Clube Venâncio Ayres, inaugurada na década de 1950 que Ninho começou a ser consagrado: Olimpíadas, Jogos Regionais, Torneio Bandeirantes e “daí para frente só glórias ...”
Professor de educação física, em quase todas escolas e na FKB, mestre na arte de ensinar e formar bons nadadores, integrante de diretorias de clubes sociais e esportivo locais, carnavalesco dos mais puros e animados, Ninho, também foi o braço direito da Confeitaria Werner, e inesquecível “Gelados”, da rua Monsenhor Soares, um marco da juventude itapetiningana por dezena de anos.
Perdeu a sociedade um desses cidadãos tão probos como bons, atleta exemplar, consciente de seus deveres e a lembrança de seus dias vividos com emoção e esportivamente ficará eternizada nos corações de seus conterrâneos.

3 comentários:

  1. Ninho foi um grande nadador, de nível internacional e constante incentivador dos demais atletas....em sua simplicidade ele dizia para cada um de nós nadadores másters que ele era nosso fã...ele observava nossas provas e em seguida fazia um comentário, sempre elogiando e incentivando. Ele foi um exemplo de atleta e de retidão, para todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Norival,
    grande pessoa, grande figura humana,
    ótimo professor,

    Há pessoas que deveriam ser eternas,
    mas Ninho, sempre será.

    um grande abraço
    e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. É com muito pesar que fiquei sabendo do falecimento do amigo NINHO. Fomos colegas de natação na época que eu morava em Itapetininga.
    Nasci na cidade e tambem era muito amigo do irmão do NINHO nosso querido Zezinho que tambem foi um grande nadador no estilo livre.
    Participamos de muitas competições de natação pelo Venancio Ayres e fomos vice-campeões paulista do campeonato infanto-juvenil na cidade de ASSIS sendo que o campeão foi o clube PALESTRA de São José do Rio Preto.
    Pena que o clube não guardou fotos e lembranças dessa época.
    Nosso técnico realmente era o grande amigo BRASILINO.
    Saudades - Roberto de Almeida

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e participação neste blog de corridas de rua.